DEZ
PERGUNTAS SOBRE O DIVÓRCIO
Laurence A.
Justice
Prefácio
O divórcio é um problema persistente,
danoso e desorientador. Hoje em dia, nos Estados Unidos, a maioria das famílias
já foi afetada por ele. Os pastores estão divididos a respeito de como lidar
com pessoas divorciadas. Às vezes as igrejas ficam em dúvida sobre como lidar
com um membro divorciado.
Laurence Justice tem averiguado
cuidadosamente as Escrituras para delimitar o que a Palavra de Deus diz, de
fato, sobre o assunto. Laurence é um estudante meticuloso da Bíblia. Com
compaixão, com a segurança da explicação bíblica e com estilo claro e conciso,
tem encontrado informação útil que será de grande ajuda a pastores, igrejas e
pessoas que tenham sido afetadas pelo divórcio.
Quando o irmão Justice freqüentava a
Universidade Batista de Oklahoma, fui seu pastor durante um pequeno período de
tempo. O seu pai e eu fomos amigos próximos durante aproximadamente quarenta
anos. Vi Laurence crescer, desenvolver-se e amadurecer como pregador, pastor e
erudito da Bíblia. Oro para que esta mensagem a respeito do divórcio tenha uma
circulação ampla e que seja uma bênção a todos os que a lerem.
Joe L. Ingram
DEZ PERGUNTAS SOBRE O
DIVÓRCIO
?E eu vos digo, porém, que
qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar
com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete
adultério?. Mateus 19.9
Há seis passagens principais, na
Bíblia, que tratam especificamente do assunto divórcio; Deuteronômio 24.1-4,
Mateus 5.31-32, Mateus 19.3-9, Marcos 10.2-12, Lucas 16.18 e Romanos 7.1-3.
Mateus 19.3-9 é a passagem central.
O tema divórcio realmente é muito
controverso. Há muitos extremistas e muitos posicionamentos e idéias não
bíblicos sobre o divórcio. Nossa responsabilidade é averiguar as Escrituras e
descobrir o que a Palavra de Deus diz efetivamente sobre o assunto. Nesta
mensagem, necessitamos fazer dez questões sobre o divórcio e tentamos
respondê-las a partir das Escrituras.
QUESTÃO UM
UM PASTOR DEVE PREGAR
SOBRE O DIVÓRCIO?
Há, pelo menos, quatro razões pelas
quais um pastor deve tratar do assunto. Primeiro, o pastor divinamente chamado
deve pregar sobre o divórcio porque as Escrituras tratam do assunto, e o pastor
divinamente chamado é responsável pela proclamação de todo o conselho de Deus.
Paulo procedeu dessa maneira, em Atos 20.27.
Segundo, um pastor deve pregar sobre o
divórcio devido à tremenda onda de divórcio que está varrendo nosso mundo nos
dias de hoje. Homens e mulheres, meninos e meninas precisam ser informados e
advertidos sobre a vontade de Deus a respeito deste assunto muito sério. Oh, se
pelo menos um matrimônio fosse poupado, se pelo menos uma pessoa jovem evitasse
o pecado e as angústias de um lar desmoronado por intermédio desta
mensagem!
O pastor divinamente chamado deve
pregar a respeito do divórcio, em terceiro lugar, porque os homens e as
mulheres sempre procuram meios de evitar o assunto divórcio a fim de aliviar as
suas consciências culpadas e torná-los capazes de externalizar a maldade de
seus corações. Por isso, a vontade de Deus revelada a respeito deste assunto
deve se fazer conhecida continuamente.
Finalmente, o pastor deve pregar sobre
o divórcio porque algumas pessoas estão suportando um fardo desnecessário de
culpa e angústia nocivas em relação ao divórcio em suas próprias vidas ou em
suas famílias. Estou convencido de que muitas pessoas sofrem desnecessariamente
sob fardos de culpa devido a certos enganos, e restrições estabelecidas pelos
próprios homens a respeito deste assunto. Usando as Escrituras, o pastor
divinamente chamado deve aclarar essas idéias equivocadas e fardos nocivos de
culpa.
QUESTÃO DOIS
O QUE É O CASAMENTO?
Ao considerar qualquer assunto, e
especialmente um tão controverso como o divórcio, precisamos começar definindo
nossos termos. Antes que possamos entender o significado de termos como
fornicação, adultério e divórcio, precisamos entender exatamente o que é
casamento.
O que é o casamento? O que faz de um
casal esposo e esposa? É a cerimônia na igreja? É aquele pequeno pedaço de
papel requerido pelo município com a assinatura do pastor? São estas coisas que
tornam um homem e uma mulher um aos olhos de Deus? O que é o casamento?
O que faz de um casal esposo e esposa
aos olhos de Deus, o que reúne um casal como uma única carne é a união física,
sua convivência como marido e mulher. O Senhor Jesus define casamento do
seguinte modo, quando diz, em Mateus 19.5-6, "? portanto, deixará o homem
pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são
mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o
homem?.
QUESTÃO TRÊS
O QUE É O DIVÓRCIO?
O Divórcio é ?a dissolução legal da
relação de matrimônio?, diz o Dicionário Webster. O divórcio é uma declaração
pública de que a união matrimonial entre um homem e uma mulher foi desfeita.
Quando um homem se divorcia de sua esposa, declara publicamente, através dos
tribunais da lei ou por meio de um documento por escrito, que ele e sua esposa
já não estão mais casados. O termo bíblico mais usado para o divórcio é
!repúdio?. O Senhor diz, em nosso texto, "Qualquer que repudiar sua
esposa?" etc.
QUESTÃO QUATRO
qUAL a VONTADE DE deus revelADA sobre o divórcio?
No casamento, Deus junta um homem e sua
mulher, como lemos no versículo 6 de Mateus dezenove. "Portanto o que Deus
ajuntou não o separe o homem?. A palavra enlaçar significa, literalmente,
juntado com um laço.
O Senhor diz, em Mateus 19.6, que a
ordenança de Deus enlaça marido e mulher e, uma vez que a ordenança de Deus
enlaça marido e esposa, a ordenança para o homem é que não os ponha separados,
e a ordenança para o homem é não desfazer o enlace ou separar marido e esposa, seja
essa ordenança redigida pelo próprio parceiro do matrimônio, pelo estado, pela
igreja ou por qualquer um que seja. A vontade de Deus revelada é que marido e
esposa não se divorciem! Mateus 19.3-9 revela a vontade de Deus a respeito do
divórcio e clara e inequivocamente ordena que marido e esposa não se divorciem,
que não seja feita a separação de seu casamento.
Malaquias 2.16 informa qual é a visão
de Deus sobre o divórcio. As Escrituras contam-nos que Deus odeia o divórcio.
"Porque o Senhor, o Deus de Israel, diz que odeia o repúdio?".
QUESTÃO CINCO
QUAL A RELAÇÃO
EXISTENTE ENTRE FORNICAÇÃO E ADULTÉRIO?
O motivo para essa pergunta pode não
ser aparente no princípio. Porém, é muito pertinente em relação ao assunto
divórcio, como será visto em seguida.
Algumas pessoas ensinam que o termo
fornicação refere-se apenas a pecados sexuais anteriores ao casamento ou a
pessoas solteiras, e que adultério refere-se apenas a infidelidade sexual
depois do matrimônio. A Bíblia não confirma isso.
É verdade que o termo ?adultério? aplica-se à deslealdade sexual depois
do matrimônio, mas não é verdade que fornicação refere-se apenas a pecados
sexuais anteriores ao matrimônio ou cometidos por pessoas solteiras. Na Bíblia,
fornicação é um termo amplamente usado para todos os tipos de impureza sexual,
o que inclui o adultério, sem se limitar a ele.
Todos os que cometem qualquer tipo de
pecado sexual, não importa o momento, são culpados de fornicação. Poderíamos
dizer desta maneira: todos os Fords são automóveis, mas nem todos os automóveis
são Fords. Todo adultério é fornicação, mas nem toda fornicação é
adultério.
A palavra fornicação é usada na Bíblia
para descrever todos os tipos de pecados sexuais. Em I Coríntios 5.1, o termo
!fornicação? é usado para descrever o pecado de incesto, em I Coríntios 6.18,
para descrever prostituição, em I Coríntios 7.2, para descrever sexo antes do
casamento, em Judas 7, para descrever sodomia e, em Apocalipse 21.8, a palavra
fornicação é usada para descrever relações sexuais ilícitas por comércio.
Às vezes fornicação e adultério são
citados separadamente como sendo duas coisas diferentes, como em Gálatas 5.19,
passagem em que são listados ambos como obras da carne. Mas a coisa importante
aqui é o fato de que a fornicação e o adultério também são usados de maneira
intercambiável nas Escrituras para se referir ao mesmo pecado.
O sétimo mandamento diz !NÃO
ADULTERARÁS?. Obviamente esse mandamento proíbe imoralidade tanto para pessoas
solteiras como também para pessoas casadas, assim, aqui, adultério e fornicação
partilham o mesmo significado.
Uma esposa pode ser culpada de
fornicação, pois Paulo diz, em I Coríntios 5.1, que o homem que cometeu incesto
com a esposa de seu pai foi culpado de fornicação. "Geralmente se ouve que
há entre nós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se
nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai?.
QUESTÃO SEIS
EXISTE ALGUM SUPORTE
DA BÍBLIA PARA QUE UMA PESSOA CASADA SE DIVORCIE DE SEU CÔNJUGE?
O embasamento para as afirmações a
respeito do divórcio, feitas por nosso Senhor, em Mateus 19.9, está no
versículo 3 do mesmo capítulo. Então, chegaram aos pés dele os fariseus,
tentando-o, e dizendo-lhe: !É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer
motivo?", os fariseus pensaram ter colocado o Senhor em uma armadilha com
essa pergunta.
Se Ele dissesse que Sim, o Senhor
estaria contradizendo o que Ele mesmo já tinha dito, em Mateus 5.32. "Eu,
porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de
prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a
repudiada comete adultério."
Se, por outro lado, o Senhor dissesse
Não, Ele contradiria o que Moisés havia dito em Deuteronômio 24.1. Pelo menos,
contradiria a interpretação que tinham dessa passagem. "Quando um homem
tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus
olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e
lha dará em sua mão, e a despedirá de sua casa." Os fariseus tinham dado
uma interpretação tão ampla à frase !se não achar graça em seus olhos?, que
permitiriam o divórcio por qualquer razão, não importasse o quanto fosse
frívola.
Nosso texto é a parte principal da
resposta do Senhor à pergunta dos fariseus. "Eu, porém, vos digo que
qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que
ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete
adultério."
O Senhor diz que o divórcio ou o
repúdio da esposa de algum indivíduo não é legal, não importa o motivo, exceto
um motivo. O Senhor diz que há um motivo, e somente um, pelo qual uma pessoa
casada pode se divorciar de seu cônjuge de maneira justa.
Aos olhos dos homens há muitos motivos
para o divórcio hoje em dia. Há crueldade, violência contra a esposa,
alcoolismo, falta de apoio, cônjuges condenados à prisão, hospitalização,
loucura, um marido ou esposa que se torna uma pessoa relaxada, um casamento que
não está dando certo, diferenças irreconciliáveis, incompatibilidade, etc.,
etc., etc. A Igreja Romana dissolve um matrimônio quando um membro decide
tornar-se monge ou freira.
Mas, segundo o Filho de Deus, nenhum
desses é motivo para o divórcio. De acordo com o Senhor, só existe uma razão
bíblica e legítima para o divórcio, que é a fornicação ou o adultério por parte
de um dos cônjuges. "Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua
mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e
qualquer que casar com a repudiada comete adultério?. O Senhor Jesus explicitamente
refere-se tanto aqui quanto em Mateus 5.32 que o divórcio somente é permitido
por razão de adultério de um dos cônjuges de um matrimônio.
No entanto, há aqueles que defendem que
não há NENHUM motivo bíblico para o divórcio, nem mesmo o adultério. Um exemplo
disto é o recente Theodore Epp de !Back To The Bible Broadcast? (Programa de
rádio !De volta à Bíblia?). No seu folheto "Deus e o divórcio", nas
páginas 38-39, fala do incidente envolvendo nosso texto e diz !? Jesus? não
lhes deu absolutamente nenhuma permissão, seja ela qual for, para o
divórcio." Outro exemplo é visto no Catolicismo Romano, que diz na questão
1194, de seu Catecismo de Baltimore, "O matrimônio de duas pessoas
batizadas que, desde então, viveram juntas como marido e mulher nunca pode ser
dissolvido, a não ser pela morte de uma das partes." É difícil de entender
esses posicionamentos, quando se leva em conta declarações explícitas de nosso
Senhor contrárias a eles.
É interessante notar neste momento que,
em Jeremias 3.8-9, Deus descreve-se como que se divorciando de Israel por causa
do adultério espiritual dela contra Ele. Ele a repudiou e lhe deu uma carta de
divórcio. "E vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a
rebelde Israel, a despedi, e lhe dei a sua carta de divórcio, que a aleivosa
Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu. E
sucedeu que pela fama da sua prostituição, contaminou a terra; porque adulterou
com a pedra e com a madeira."
Há aqueles que ensinam que fornicação,
em Mateus 19.9, significa apenas ser infiel antes do casamento e, então, essa
infidelidade pré-marital, quando descoberta pelo cônjuge depois do matrimônio,
é a única razão bíblica para o divórcio. Mas como vimos ao responder a pergunta
cinco, as Escrituras não confirmam tal definição.
O motivo bíblico para o divórcio é a
fornicação, que inclui o adultério. Vamos pensar por um momento por que o
adultério justifica um divórcio. O adultério, na verdade, dissolve um
matrimônio. Destrói a verdadeira essência do matrimônio, a relação em que
apenas uma única carne existe, descrita pelo Senhor, em Mateus 19.5-9. "?
portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa
só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus
ajuntou não o separe o homem".
A fornicação ou o adultério dissolve um
matrimônio porque os cônjuges, depois do adultério, não são mais uma só carne,
no sentido misterioso no qual a Bíblia diz que um marido e sua mulher devem
ser. Paulo diz, em I Coríntios 6.16, !Ou não sabeis que o que se ajunta com uma
meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois uma só
carne." Se um homem se torna uma só carne com uma meretriz, é difícil de
se imaginar como ele ainda pode ser uma só carne com sua esposa.
Não é a ação de um tribunal ou uma
igreja, não é o que está escrito em algum pedaço de papel, não é a assinatura
de um juiz que dissolve um casamento. O pecado de adultério dissolve um
casamento. Quando o tribunal ou o estado estabelece um divórcio, está simplesmente
reconhecendo o que já aconteceu. O Senhor permite divórcio por motivo de
adultério pois, dessa maneira, o adultério rompe com o relacionamento de uma só
carne existente no matrimônio.
QUESTÃO SETE
UMA PESSOA DIVORCIADA
QUE SE CASA NOVAMENTE COMETE ADULTÉRIO AO FAZER ISSO?
Sim, se a pessoa se divorciou por
qualquer outra razão que não a razão bíblica. O segundo casamento é uma das
coisas que o Senhor trata especificamente, em Mateus 19.9, quando usa as
palavras "e casar com outra?. O Senhor diz, nesse trecho, claramente, que
"qualquer que repudiar sua mulher? por qualquer outra razão que não seja o
adultério !e casar com outra, comete adultério??
Sempre que um casal se divorcia por
qualquer motivo não bíblico e um divorciados casa-se novamente, comete
adultério. Por quê? Porque, embora possam ter um divórcio reconhecido pelo
estado ou por alguma igreja, o seu laço não foi rompido antes da união com a
outra pessoa e esta união é, então, um adultério. O divórcio não bíblico deixa
a porta aberta para o adultério quando uma das partes casa-se novamente.
Uma pessoa divorciada que se casa
novamente comete adultério ao fazer isso? Não, não se ela está divorciada por
uma razão bíblica! Como já vimos, o adultério termina a relação de matrimônio,
como Deus originalmente instituiu-o. Se um homem se divorcia de sua esposa em
acordo com as Escrituras, então, o laço do matrimônio é obviamente dissolvido e
as partes já não podem ser chamadas de esposo e esposa. E, se o laço é assim
dissolvido, então a parte inocente é certamente livre para se casar novamente
sem ser culpada de adultério. Um casamento que foi dissolvido moralmente e
legalmente deixou de existir e a parte inocente é, portanto, tão livre para se
casar novamente, como se a parte ofensora estivesse morta! Quando há
cometimento de adultério, a parte culpada juntou-se a outra pessoa e, assim, a
parte inocente não está mais ligada e é livre.
O fato de as pessoas divorciadas
biblicamente e que se casam de novo não serem culpadas de adultério também é
confirmado pela exceção que nosso Senhor faz em Mateus 19.9. A exceção aqui se
aplica ao divórcio e ao segundo matrimônio. !Eu, porém, vos digo que qualquer
que repudiar sua mulher, A NÃO SER POR CAUSA DE PROSTITUIÇÃO, faz que ela
cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério."
O adultério é cometido pela pessoa que se divorciou de maneira não bíblica e
que se casa com outra pessoa.
Marcos, ao reportar esse mesmo
incidente, cita o Senhor, em Marcos 10.11, dizendo "E ele lhes disse:
Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela".
Porém, a exceção que faz com que o segundo casamento de uma pessoa divorciada
deixe de constituir adultério é que o divórcio tenha ocorrido devido à
fornicação ou ao adultério.
Também temos que nos lembrar aqui que
Deus não castiga uma pessoa inocente por causa dos pecados do culpado. Em
Ezequiel 18.20, Deus diz: "A alma que pecar, essa morrerá; o filho não
levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça
do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele". Todo
homem tem que pagar por seus próprios pecados. Deus não castigará uma esposa
inocente para o resto de sua vida devido aos pecados cometidos por seu marido e
vice-versa.
É importante notar, aqui, que homens
eminentes de Deus entenderam as Escrituras do mesmo modo que temos explicado.
Spurgeon, em seu comentário sobre Mateus 19, disse: "A fornicação faz de
uma pessoa culpada um sujeito ao qual se pode aplicar perfeitamente um divórcio
justo e legal: uma vez que isto gera uma anulação virtual do laço matrimonial?
dois indivíduos, uma vez casados, à vista de Deus, estão casados para toda a
vida, com a exceção de fornicação comprovada".
QUESTÃO OITO
UMA PESSOA DIVORCIADA
QUE SE CASOU NOVAMENTE ESTÁ "VIVENDO EM ADULTÉRIO"?
Os ensinamentos da Igreja Protestante
Reformada (IPR) nos dizem que sim. Tenho um folheto intitulado "O Laço
Irrompível do Matrimônio", de Herman Hoeksema. Hoeksema foi ex-pastor da
Primeira Igreja Protestante Reformada de Grand Rapids, Michigan, durante anos,
e a principal líder para o movimento dessa igreja. Nesse folheto, o Sr.
Hoeksema mostra a posição da IPR quando diz: "Um homem que vive separado
da sua primeira esposa, mesmo que divorciado e casado novamente, vive em
adultério contínuo e, para que ele corrigir sua situação, teria que se
divorciar de sua segunda esposa? mesmo depois do adultério, o casamento não
está rompido e nunca pode ser rompido até a morte."
Mas isto certamente não é o que ensina
a Palavra de Deus! Infidelidade ou adultério separam o que Deus uniu. A
infidelidade de qualquer um dos cônjuges termina com a relação de matrimônio. O
homem e a mulher não são mais uma só carne. Um deles une-se a uma outra pessoa
de maneira adúltera.
Uma mulher que se divorciou e casou
novamente não tem dois maridos. Ela foi casada duas vezes, mas ela não tem dois
maridos. O marido do segundo casamento é o seu marido. O marido do seu primeiro
casamento é o seu ex-marido.
Deuteronômio 24.4 chama o primeiro
marido de uma mulher divorciada de !seu primeiro marido?, exatamente essas
palavras. !Seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a
tomá-la??
Um divórcio bíblico estabelece que o
matrimônio anterior já não existe mais, que o marido anterior já não é marido,
e a esposa anterior já não é esposa. Quando Deus se divorciou de Israel devido
ao adultério espiritual dela, disse, a respeito de Israel, em Oséias 2.2,
"Ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido?
QUESTÃO NOVE
POR QUE OS PASTORES
FREQÜENTEMENTE SE RECUSAM
A EXECUTAR CERIMÔNIAS
DE MATRIMÔNIO QUANDO UM
OU AMBOS O CASAL SÃO
DIVORCIADOS?
Duas razões simples: primeiro, porque
para fazer isso seria necessário que o pastor se tornasse juiz para determinar
a culpa ou inocência das partes envolvidos e não é justo que ele carregue esse
fardo. E segundo, porque, nos casos em que está envolvido um divórcio não
bíblico, o pastor responsável pela cerimônia estaria ajudando o casal a cometer
o que a palavra de Deus considera pecado.
QUESTÃO DEZ
O QUE DEVERIA SER
FEITO COM RELAÇÃO AO PECADO
DAQUELES QUE SE
DIVORCIARAM DE MANEIRA NÃO BÍBLICA
E CASARAM NOVAMENTE?
Algumas pessoas carregam a culpa de
tais pecados durante anos e nunca realmente conseguem ter alívio de maneira
completa. Infelizmente, os cristãos, às vezes, usam os divórcios de seus
companheiros cristãos contra eles como se esse pecado de alguma maneira os
tornasse cristãos de segunda classe. O que um indivíduo deveria fazer a
respeito desse pecado?
Primeiro, deveria encarar este assunto
de modo honesto e franco e, acima de tudo, ele deveria encarar isso levando em
conta o que a Bíblia tem a dizer sobre esse assunto. Precisa parar de evitar o
assunto e confrontá-lo abertamente.
Segundo, quando descobre, a partir da
Bíblia, onde pecou, tem que trazer seus pecados à presença de Deus. Tem que
confessar seus pecados e tem que implorar pela purificação e perdão de Deus. I
João 1.9 diz "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para
nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça."
O que Deus faz com nossos pecados
quando os levamos a Ele? Ele os purifica e os perdoa. Algumas pessoas pensam
que o pecado abominável do adultério é muito ruim para que Deus o perdoe, mas
Deus diz, em Mateus 12.31, que todo tipo de pecado será perdoado aos homens.
Deus perdoou a mulher samaritana e que tinha sido cinco vezes casada e
divorciada e que estava vivendo com um homem com quem ela não estava casada.
Quando um pecador traz o seu adultério a Deus, Deus perdoa esse pecado e o esquece.
Em Jeremias 31.34, o Senhor diz: "? porque lhes perdoarei a sua maldade, e
nunca mais me lembrarei dos seus pecados". Nem sempre somos capazes de
esquecer nossos pecados, mas Deus pode.
Em terceiro lugar, uma pessoa tem que
viver para o Senhor em total obediência e proximidade com Ele, começando por
hoje, e desse dia em diante. Ele precisa
agradecer ao Senhor pela Sua purificação e perdão. Agora é necessário que se
esqueça das coisas que atrás ficam e avançar para o alvo.
Laurence Justice
Laurence Anson Justice obteve seus
graus acadêmicos na Universidade Batista de Oklahoma e no Seminário Teológico
Batista Southwestern. Foi pastor de igrejas em quatro estados, servindo pelos
últimos dez anos como pastor na Igreja Batista Victory, na Cidade de Kansas,
Missouri. Também serviu como Capelão na prisão estadual de segurança média em
Granite, Oklahoma. É casado com Lyndy Eddy, de Searcy, Arkansas, e é pai de
três crianças. Outras de suas publicações incluem: !Uma Igreja Batista Deveria
Ter Pastores??, !Uma Igreja Batista Deveria Reconhecer o Batismo Estranho??,
!Uma Igreja Batista Deveria Abraçar o Pentecostalismo??, ?Os Batistas Deveriam
Adotar Confissões de Fé??, !Como Deus Fala Hoje??, !O Pastor Divinamente
Vocacionado?, !O Cristianismo de George Washington? e !Catolicismo Romano?.
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