DEZ PERGUNTAS SOBRE O DIVÓRCIO
Laurence A. Justice
Prefácio
O divórcio é
um problema persistente, danoso e desorientador. Hoje em dia, nos Estados
Unidos, a maioria das famílias já foi afetada por ele. Os pastores estão
divididos a respeito de como lidar com pessoas divorciadas. Às vezes as igrejas
ficam em dúvida sobre como lidar com um membro divorciado.
Laurence
Justice tem averiguado cuidadosamente as Escrituras para delimitar o que a
Palavra de Deus diz, de fato, sobre o assunto. Laurence é um estudante
meticuloso da Bíblia. Com compaixão, com a segurança da explicação bíblica e
com estilo claro e conciso, tem encontrado informação útil que será de grande
ajuda a pastores, igrejas e pessoas que tenham sido afetadas pelo divórcio.
Quando o irmão
Justice freqüentava a Universidade Batista de Oklahoma, fui seu pastor durante
um pequeno período de tempo. O seu pai e eu fomos amigos próximos durante
aproximadamente quarenta anos. Vi Laurence crescer, desenvolver-se e amadurecer
como pregador, pastor e erudito da Bíblia. Oro para que esta mensagem a
respeito do divórcio tenha uma circulação ampla e que seja uma bênção a todos
os que a lerem.
Joe L. Ingram
DEZ PERGUNTAS SOBRE O
DIVÓRCIO
E eu vos
digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de
fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada
também comete adultério?. Mateus 19.9
Há seis
passagens principais, na Bíblia, que tratam especificamente do assunto
divórcio; Deuteronômio 24.1-4, Mateus 5.31-32, Mateus 19.3-9, Marcos 10.2-12,
Lucas 16.18 e Romanos 7.1-3. Mateus 19.3-9 é a passagem central.
O tema
divórcio realmente é muito controverso. Há muitos extremistas e muitos
posicionamentos e idéias não bíblicos sobre o divórcio. Nossa responsabilidade
é averiguar as Escrituras e descobrir o que a Palavra de Deus diz efetivamente
sobre o assunto. Nesta mensagem, necessitamos fazer dez questões sobre o
divórcio e tentamos respondê-las a partir das Escrituras.
QUESTÃO UM
UM PASTOR DEVE PREGAR SOBRE O
DIVÓRCIO?
Há, pelo
menos, quatro razões pelas quais um pastor deve tratar do assunto. Primeiro, o
pastor divinamente chamado deve pregar sobre o divórcio porque as Escrituras
tratam do assunto, e o pastor divinamente chamado é responsável pela proclamação
de todo o conselho de Deus. Paulo procedeu dessa maneira, em Atos 20.27.
Segundo, um
pastor deve pregar sobre o divórcio devido à tremenda onda de divórcio que está
varrendo nosso mundo nos dias de hoje. Homens e mulheres, meninos e meninas
precisam ser informados e advertidos sobre a vontade de Deus a respeito deste
assunto muito sério. Oh, se pelo menos um matrimônio fosse poupado, se pelo
menos uma pessoa jovem evitasse o pecado e as angústias de um lar desmoronado
por intermédio desta mensagem!
O pastor
divinamente chamado deve pregar a respeito do divórcio, em terceiro lugar,
porque os homens e as mulheres sempre procuram meios de evitar o assunto
divórcio a fim de aliviar as suas consciências culpadas e torná-los capazes de
externalizar a maldade de seus corações. Por isso, a vontade de Deus revelada a
respeito deste assunto deve se fazer conhecida continuamente.
Finalmente, o
pastor deve pregar sobre o divórcio porque algumas pessoas estão suportando um
fardo desnecessário de culpa e angústia nocivas em relação ao divórcio em suas
próprias vidas ou em suas famílias. Estou convencido de que muitas pessoas
sofrem desnecessariamente sob fardos de culpa devido a certos enganos, e
restrições estabelecidas pelos próprios homens a respeito deste assunto. Usando
as Escrituras, o pastor divinamente chamado deve aclarar essas idéias
equivocadas e fardos nocivos de culpa.
QUESTÃO DOIS
O QUE É O CASAMENTO?
Ao
considerar qualquer assunto, e especialmente um tão controverso como o
divórcio, precisamos começar definindo nossos termos. Antes que possamos
entender o significado de termos como fornicação, adultério e divórcio,
precisamos entender exatamente o que é casamento.
O que é o
casamento? O que faz de um casal esposo e esposa? É a cerimônia na igreja? É
aquele pequeno pedaço de papel requerido pelo município com a assinatura do
pastor? São estas coisas que tornam um homem e uma mulher um aos olhos de Deus?
O que é o casamento?
O que faz de
um casal esposo e esposa aos olhos de Deus, o que reúne um casal como uma única
carne é a união física, sua convivência como marido e mulher. O Senhor Jesus
define casamento do seguinte modo, quando diz, em Mateus 19.5-6, "?
portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa
só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus
ajuntou não o separe o homem?.
QUESTÃO TRÊS
O QUE É O DIVÓRCIO?
O Divórcio é
?a dissolução legal da relação de matrimônio?, diz o Dicionário Webster. O
divórcio é uma declaração pública de que a união matrimonial entre um homem e
uma mulher foi desfeita. Quando um homem se divorcia de sua esposa, declara
publicamente, através dos tribunais da lei ou por meio de um documento por
escrito, que ele e sua esposa já não estão mais casados. O termo bíblico mais
usado para o divórcio é !repúdio?. O Senhor diz, em nosso texto, "Qualquer
que repudiar sua esposa?" etc.
QUESTÃO QUATRO
qUAL
a VONTADE DE deus revelADA sobre o divórcio?
No casamento,
Deus junta um homem e sua mulher, como lemos no versículo 6 de Mateus dezenove.
"Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem?. A palavra enlaçar
significa, literalmente, juntado com um laço.
O Senhor diz,
em Mateus 19.6, que a ordenança de Deus enlaça marido e mulher e, uma vez que a
ordenança de Deus enlaça marido e esposa, a ordenança para o homem é que não os
ponha separados, e a ordenança para o homem é não desfazer o enlace ou separar
marido e esposa, seja essa ordenança redigida pelo próprio parceiro do
matrimônio, pelo estado, pela igreja ou por qualquer um que seja. A vontade de
Deus revelada é que marido e esposa não se divorciem! Mateus 19.3-9 revela a
vontade de Deus a respeito do divórcio e clara e inequivocamente ordena que
marido e esposa não se divorciem, que não seja feita a separação de seu casamento.
Malaquias 2.16
informa qual é a visão de Deus sobre o divórcio. As Escrituras contam-nos que
Deus odeia o divórcio. "Porque o Senhor, o Deus de Israel, diz que odeia o
repúdio?".
QUESTÃO CINCO
QUAL A RELAÇÃO EXISTENTE
ENTRE FORNICAÇÃO E ADULTÉRIO?
O motivo
para essa pergunta pode não ser aparente no princípio. Porém, é muito
pertinente em relação ao assunto divórcio, como será visto em seguida.
Algumas
pessoas ensinam que o termo fornicação refere-se apenas a pecados sexuais
anteriores ao casamento ou a pessoas solteiras, e que adultério refere-se
apenas a infidelidade sexual depois do matrimônio. A Bíblia não confirma isso.
É verdade que o termo
?adultério? aplica-se à deslealdade sexual depois do matrimônio, mas não é
verdade que fornicação refere-se apenas a pecados sexuais anteriores ao
matrimônio ou cometidos por pessoas solteiras. Na Bíblia, fornicação é um termo
amplamente usado para todos os tipos de impureza sexual, o que inclui o
adultério, sem se limitar a ele.
Todos os que
cometem qualquer tipo de pecado sexual, não importa o momento, são culpados de
fornicação. Poderíamos dizer desta maneira: todos os Fords são automóveis, mas
nem todos os automóveis são Fords. Todo adultério é fornicação, mas nem toda
fornicação é adultério.
A
palavra
fornicação é usada na Bíblia para descrever todos os tipos de pecados
sexuais. Em I Coríntios 5.1, o termo !fornicação? é usado para descrever
o pecado de incesto, em I Coríntios 6.18, para descrever prostituição,
em I Coríntios 7.2, para descrever sexo antes do casamento, em Judas 7,
para descrever sodomia e, em Apocalipse 21.8, a palavra
fornicação é usada para descrever relações sexuais ilícitas por
comércio.
Às vezes
fornicação e adultério são citados separadamente como sendo duas coisas diferentes,
como em Gálatas 5.19, passagem em que são listados ambos como obras da carne.
Mas a coisa importante aqui é o fato de que a fornicação e o adultério também
são usados de maneira intercambiável nas Escrituras para se referir ao mesmo
pecado.
O sétimo
mandamento diz !NÃO ADULTERARÁS?. Obviamente esse mandamento proíbe imoralidade
tanto para pessoas solteiras como também para pessoas casadas, assim, aqui,
adultério e fornicação partilham o mesmo significado.
Uma
esposa
pode ser culpada de fornicação, pois Paulo diz, em I Coríntios 5.1, que o
homem que cometeu incesto com a esposa de seu pai foi culpado de
fornicação. "Geralmente se ouve que há entre nós fornicação, e
fornicação
tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse
da mulher
de seu pai?.
QUESTÃO SEIS
EXISTE ALGUM SUPORTE DA
BÍBLIA PARA QUE UMA PESSOA CASADA SE DIVORCIE DE SEU CÔNJUGE?
O embasamento
para as afirmações a respeito do divórcio, feitas por nosso Senhor, em Mateus
19.9, está no versículo 3 do mesmo capítulo. Então, chegaram aos pés dele os
fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: !É lícito ao homem repudiar sua mulher por
qualquer motivo?", os fariseus pensaram ter colocado o Senhor em uma
armadilha com essa pergunta.
Se Ele
dissesse que Sim, o Senhor estaria contradizendo o que Ele mesmo já tinha dito,
em Mateus 5.32. "Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher,
a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer
que casar com a repudiada comete adultério."
Se, por outro lado,
o Senhor dissesse Não, Ele contradiria o que Moisés havia dito em Deuteronômio
24.1. Pelo menos, contradiria a interpretação que tinham dessa passagem.
"Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se
não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á
uma carta de repúdio, e lha dará em sua mão, e a despedirá de sua casa." Os
fariseus tinham dado uma interpretação tão ampla à frase !se não achar graça em
seus olhos?, que permitiriam o divórcio por qualquer razão, não importasse o
quanto fosse frívola.
Nosso texto é
a parte principal da resposta do Senhor à pergunta dos fariseus. "Eu,
porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de
prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a
repudiada comete adultério."
O Senhor diz
que o divórcio ou o repúdio da esposa de algum indivíduo não é legal, não
importa o motivo, exceto um motivo. O Senhor diz que há um motivo, e somente
um, pelo qual uma pessoa casada pode se divorciar de seu cônjuge de maneira
justa.
Aos
olhos dos
homens há muitos motivos para o divórcio hoje em dia. Há crueldade,
violência contra a esposa, alcoolismo, falta de apoio, cônjuges
condenados
à prisão, hospitalização, loucura, um marido ou esposa que se torna uma
pessoa
relaxada, um casamento que não está dando certo, diferenças
irreconciliáveis,
incompatibilidade, etc., etc., etc. A Igreja Romana dissolve um
matrimônio
quando um membro decide tornar-se monge ou freira.
Mas, segundo o
Filho de Deus, nenhum desses é motivo para o divórcio. De acordo com o Senhor,
só existe uma razão bíblica e legítima para o divórcio, que é a fornicação ou o
adultério por parte de um dos cônjuges. "Eu, porém, vos digo que qualquer
que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela
cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério?. O
Senhor Jesus explicitamente refere-se tanto aqui quanto em Mateus 5.32 que o
divórcio somente é permitido por razão de adultério de um dos cônjuges de um
matrimônio.
No entanto, há
aqueles que defendem que não há NENHUM motivo bíblico para o divórcio, nem
mesmo o adultério. Um exemplo disto é o recente Theodore Epp de !Back To The
Bible Broadcast? (Programa de rádio !De volta à Bíblia?). No seu folheto
"Deus e o divórcio", nas páginas 38-39, fala do incidente envolvendo
nosso texto e diz !? Jesus? não lhes deu absolutamente nenhuma permissão, seja
ela qual for, para o divórcio." Outro exemplo é visto no Catolicismo
Romano, que diz na questão 1194, de seu Catecismo de Baltimore, "O
matrimônio de duas pessoas batizadas que, desde então, viveram juntas como
marido e mulher nunca pode ser dissolvido, a não ser pela morte de uma das
partes." É difícil de entender esses posicionamentos, quando se leva em
conta declarações explícitas de nosso Senhor contrárias a eles.
É interessante
notar neste momento que, em Jeremias 3.8-9, Deus descreve-se como que se
divorciando de Israel por causa do adultério espiritual dela contra Ele. Ele a
repudiou e lhe deu uma carta de divórcio. "E vi que, por causa de tudo
isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a despedi, e lhe dei a sua
carta de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e
também ela mesma se prostituiu. E sucedeu que pela fama da sua prostituição,
contaminou a terra; porque adulterou com a pedra e com a madeira."
Há aqueles que
ensinam que fornicação, em Mateus 19.9, significa apenas ser infiel antes do
casamento e, então, essa infidelidade pré-marital, quando descoberta pelo
cônjuge depois do matrimônio, é a única razão bíblica para o divórcio. Mas como
vimos ao responder a pergunta cinco, as Escrituras não confirmam tal
definição.
O motivo
bíblico para o divórcio é a fornicação, que inclui o adultério. Vamos pensar
por um momento por que o adultério justifica um divórcio. O adultério, na
verdade, dissolve um matrimônio. Destrói a verdadeira essência do matrimônio, a
relação em que apenas uma única carne existe, descrita pelo Senhor, em Mateus
19.5-9. "? portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e
serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto,
o que Deus ajuntou não o separe o homem".
A
fornicação
ou o adultério dissolve um matrimônio porque os cônjuges, depois do
adultério,
não são mais uma só carne, no sentido misterioso no qual a Bíblia diz
que um
marido e sua mulher devem ser. Paulo diz, em I Coríntios 6.16, !Ou não
sabeis que o que se ajunta com uma meretriz, faz-se um corpo com
ela? Porque serão, disse, dois uma só carne." Se um homem se torna uma
só carne
com uma meretriz, é difícil de se imaginar como ele ainda pode ser uma
só carne
com sua esposa.
Não é a ação
de um tribunal ou uma igreja, não é o que está escrito em algum pedaço de
papel, não é a assinatura de um juiz que dissolve um casamento. O pecado de
adultério dissolve um casamento. Quando o tribunal ou o estado estabelece um
divórcio, está simplesmente reconhecendo o que já aconteceu. O Senhor permite
divórcio por motivo de adultério pois, dessa maneira, o adultério rompe com o
relacionamento de uma só carne existente no matrimônio.
QUESTÃO SETE
UMA PESSOA DIVORCIADA QUE SE
CASA NOVAMENTE COMETE ADULTÉRIO AO FAZER ISSO?
Sim, se a
pessoa se divorciou por qualquer outra razão que não a razão bíblica. O segundo
casamento é uma das coisas que o Senhor trata especificamente, em Mateus 19.9,
quando usa as palavras "e casar com outra?. O Senhor diz, nesse trecho,
claramente, que "qualquer que repudiar sua mulher? por qualquer outra
razão que não seja o adultério !e casar com outra, comete adultério??
Sempre que um
casal se divorcia por qualquer motivo não bíblico e um divorciados casa-se
novamente, comete adultério. Por quê? Porque, embora possam ter um divórcio
reconhecido pelo estado ou por alguma igreja, o seu laço não foi rompido antes
da união com a outra pessoa e esta união é, então, um adultério. O divórcio não
bíblico deixa a porta aberta para o adultério quando uma das partes casa-se
novamente.
Uma pessoa
divorciada que se casa novamente comete adultério ao fazer isso? Não, não se
ela está divorciada por uma razão bíblica! Como já vimos, o adultério termina a
relação de matrimônio, como Deus originalmente instituiu-o. Se um homem se
divorcia de sua esposa em acordo com as Escrituras, então, o laço do matrimônio
é obviamente dissolvido e as partes já não podem ser chamadas de esposo e
esposa. E, se o laço é assim dissolvido, então a parte inocente é certamente
livre para se casar novamente sem ser culpada de adultério. Um casamento que
foi dissolvido moralmente e legalmente deixou de existir e a parte inocente é,
portanto, tão livre para se casar novamente, como se a parte ofensora estivesse
morta! Quando há cometimento de adultério, a parte culpada juntou-se a outra
pessoa e, assim, a parte inocente não está mais ligada e é livre.
O fato de as
pessoas divorciadas biblicamente e que se casam de novo não serem culpadas de
adultério também é confirmado pela exceção que nosso Senhor faz em Mateus 19.9.
A exceção aqui se aplica ao divórcio e ao segundo matrimônio. !Eu, porém, vos
digo que qualquer que repudiar sua mulher, A NÃO SER POR CAUSA DE PROSTITUIÇÃO,
faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete
adultério." O adultério é cometido pela pessoa que se divorciou de maneira não
bíblica e que se casa com outra pessoa.
Marcos, ao
reportar esse mesmo incidente, cita o Senhor, em Marcos 10.11, dizendo "E
ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera
contra ela". Porém, a exceção que faz com que o segundo casamento de uma
pessoa divorciada deixe de constituir adultério é que o divórcio tenha ocorrido
devido à fornicação ou ao adultério.
Também temos
que nos lembrar aqui que Deus não castiga uma pessoa inocente por causa dos
pecados do culpado. Em Ezequiel 18.20, Deus diz: "A alma que pecar, essa
morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade
do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá
sobre ele". Todo homem tem que pagar por seus próprios pecados. Deus não
castigará uma esposa inocente para o resto de sua vida devido aos pecados
cometidos por seu marido e vice-versa.
É importante
notar, aqui, que homens eminentes de Deus entenderam as Escrituras do mesmo
modo que temos explicado. Spurgeon, em seu comentário sobre Mateus 19, disse:
"A fornicação faz de uma pessoa culpada um sujeito ao qual se pode aplicar
perfeitamente um divórcio justo e legal: uma vez que isto gera uma anulação
virtual do laço matrimonial? dois indivíduos, uma vez casados, à vista de Deus,
estão casados para toda a vida, com a exceção de fornicação comprovada".
QUESTÃO OITO
UMA PESSOA DIVORCIADA QUE SE
CASOU NOVAMENTE ESTÁ
"VIVENDO EM ADULTÉRIO"?
Os
ensinamentos da Igreja Protestante Reformada (IPR) nos dizem que sim. Tenho um
folheto intitulado "O Laço Irrompível do Matrimônio", de Herman
Hoeksema. Hoeksema foi ex-pastor da Primeira Igreja Protestante Reformada de
Grand Rapids, Michigan, durante anos, e a principal líder para o movimento
dessa igreja. Nesse folheto, o Sr. Hoeksema mostra a posição da IPR quando diz:
"Um homem que vive separado da sua primeira esposa, mesmo que divorciado e
casado novamente, vive em adultério contínuo e, para que ele corrigir sua
situação, teria que se divorciar de sua segunda esposa? mesmo depois do
adultério, o casamento não está rompido e nunca pode ser rompido até a
morte."
Mas isto
certamente não é o que ensina a Palavra de Deus! Infidelidade ou adultério
separam o que Deus uniu. A infidelidade de qualquer um dos cônjuges termina com
a relação de matrimônio. O homem e a mulher não são mais uma só carne. Um deles
une-se a uma outra pessoa de maneira adúltera.
Uma mulher que
se divorciou e casou novamente não tem dois maridos. Ela foi casada duas vezes,
mas ela não tem dois maridos. O marido do segundo casamento é o seu marido. O
marido do seu primeiro casamento é o seu ex-marido.
Deuteronômio
24.4 chama o primeiro marido de uma mulher divorciada de !seu primeiro marido?,
exatamente essas palavras. !Seu primeiro marido, que a despediu, não poderá
tornar a tomá-la??
Um divórcio
bíblico estabelece que o matrimônio anterior já não existe mais, que o marido
anterior já não é marido, e a esposa anterior já não é esposa. Quando Deus se
divorciou de Israel devido ao adultério espiritual dela, disse, a respeito de
Israel, em Oséias 2.2, "Ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido?
QUESTÃO NOVE
POR QUE OS PASTORES
FREQÜENTEMENTE SE RECUSAM A EXECUTAR CERIMÔNIAS DE MATRIMÔNIO QUANDO UM OU
AMBOS O CASAL SÃO DIVORCIADOS?
Duas razões
simples: primeiro, porque para fazer isso seria necessário que o pastor se
tornasse juiz para determinar a culpa ou inocência das partes envolvidos e não
é justo que ele carregue esse fardo. E segundo, porque, nos casos em que está
envolvido um divórcio não bíblico, o pastor responsável pela cerimônia estaria
ajudando o casal a cometer o que a palavra de Deus considera pecado.
QUESTÃO DEZ
O QUE DEVERIA SER FEITO COM
RELAÇÃO AO PECADO DAQUELES QUE SE DIVORCIARAM DE MANEIRA NÃO BÍBLICA E CASARAM
NOVAMENTE?
Algumas
pessoas carregam a culpa de tais pecados durante anos e nunca realmente
conseguem ter alívio de maneira completa. Infelizmente, os cristãos, às vezes,
usam os divórcios de seus companheiros cristãos contra eles como se esse pecado
de alguma maneira os tornasse cristãos de segunda classe. O que um indivíduo
deveria fazer a respeito desse pecado?
Primeiro,
deveria encarar este assunto de modo honesto e franco e, acima de tudo, ele
deveria encarar isso levando em conta o que a Bíblia tem a dizer sobre esse
assunto. Precisa parar de evitar o assunto e confrontá-lo abertamente.
Segundo,
quando descobre, a partir da Bíblia, onde pecou, tem que trazer seus pecados à
presença de Deus. Tem que confessar seus pecados e tem que implorar pela purificação
e perdão de Deus. I João 1.9 diz "Se confessarmos os nossos pecados, ele é
fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda
injustiça."
O que Deus faz
com nossos pecados quando os levamos a Ele? Ele os purifica e os perdoa.
Algumas pessoas pensam que o pecado abominável do adultério é muito ruim para
que Deus o perdoe, mas Deus diz, em Mateus 12.31, que todo tipo de pecado será
perdoado aos homens. Deus perdoou a mulher samaritana e que tinha sido cinco
vezes casada e divorciada e que estava vivendo com um homem com quem ela não
estava casada. Quando um pecador traz o seu adultério a Deus, Deus perdoa esse
pecado e o esquece. Em Jeremias 31.34, o Senhor diz: "? porque lhes
perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados". Nem
sempre somos capazes de esquecer nossos pecados, mas Deus pode.
Em terceiro
lugar, uma pessoa tem que viver para o Senhor em total obediência e proximidade
com Ele, começando por hoje, e desse dia em diante. Ele precisa agradecer ao Senhor pela Sua purificação e
perdão. Agora é necessário que se esqueça das coisas que atrás ficam e avançar
para o alvo.
Laurence Justice
Laurence Anson
Justice obteve seus graus acadêmicos na Universidade Batista de Oklahoma e no
Seminário Teológico Batista Southwestern. Foi pastor de igrejas em quatro
estados, servindo pelos últimos dez anos como pastor na Igreja Batista Victory,
na Cidade de Kansas, Missouri. Também serviu como Capelão na prisão estadual de
segurança média em Granite, Oklahoma. É casado com Lyndy Eddy, de Searcy,
Arkansas, e é pai de três crianças. Outras de suas publicações incluem: !Uma
Igreja Batista Deveria Ter Pastores??, !Uma Igreja Batista Deveria Reconhecer o
Batismo Estranho??, !Uma Igreja Batista Deveria Abraçar o Pentecostalismo??,
?Os Batistas Deveriam Adotar Confissões de Fé??, !Como Deus Fala Hoje??, !O Pastor
Divinamente Vocacionado?, !O Cristianismo de George Washington? e !Catolicismo
Romano?.
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