Estudo completo e aprofundado sobre a parábola do rico e Lázaro
*Obs: O
 que vocês lerão a seguir é o mais aprofundado estudo sobre o tema em 
toda a internet e é fruto de anos de estudo e trabalho, estando contido 
em meu livro: “A Lenda da Imortalidade da Alma”.
INTRODUÇÃO À PARÁBOLA
Um
 argumento bastante usado pelos dualistas é de que não se trata de uma 
parábola, pois ela possui nomes. Ora, isso é totalmente compreensível 
pelo fato de que os judeus colocavam Abraão acima de Jesus: “Nosso pai é Abraão ... És maior do que o nosso pai Abraão?” (cf.
 Jo.8:39,53; Mt.3:9). O que simplesmente Jesus faz é pôr na boca Abraão 
exatamente as palavras que ele teria dito em pessoa: “Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tão pouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (cf. Lc.16:31).
Para isso é evidente que teria que citar nomes.
 Além disso, não há absolutamente nenhuma regra que obrigue que uma 
parábola não tenha nomes. Jesus contou parábolas sem precisar dizer para
 as pessoas: “Atenção, isso é uma parábola...”! A parábola do rico e do 
Lázaro fica entre parábolas, como podemos ver a seguir:
CAP.14 DE LUCAS – A PARÁBOLA DA GRANDE FESTA
CAP.15 DE LUCAS – A PARÁBOLA DA OVELHA PERDIDA
CAP.15 DE LUCAS – A PARÁBOLA DA MOEDA PERDIDA
CAP.15 DE LUCAS – A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO
CAP.16 DE LUCAS – A PARÁBOLA DO ADMINISTRADOR DESONESTO
CAP. 16 DE LUCAS – A ******* DO RICO E LÁZARO
CAP.17 DE LUCAS – A PARÁBOLA DO EMPREGADO
CAP.18 DE LUCAS – A PARÁBOLA DA VIÚVA E DO JUIZ
Nisso fica claro que a história tratava-se realmente de uma parábola. A parábola diz que "havia
 também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à 
porta daquele; e desejava alimentar-se das migalhas que caiam da mesa do
 rico; e até os cães vinham lamber as úlceras" (cf.
 Lc.16:20,21). Igualmente, vemos que o homem rico da parábola não era 
apenas rico, mas vaidoso e se vestia do melhor daquilo que podia 
usufruir: "púrpura e linho finíssimo" (cf. Lc.16:19). Ele “todos os dias se regalava esplendidamente” (cf. Lc.16:19), ou seja, era de absolutamente alta classe.
Ponderamos: onde
 é que você já viu um banquete de alta classe de um rico que permitisse 
que um mendigo cheio de chagas ficasse sentado à sua porta, e que, além 
disso, ainda deixava que comesse das migalhas de sua mesa? Se isso já é 
uma possibilidade altissimamente improvável nos nossos dias, isso era 
completamente  impossível de acontecer naquela sociedade judaica.
O rico 
de jeito nenhum iria permitir que os seus visitantes (também ricos tais 
como ele) passassem pela porta com um mendigo, que, além disso, ainda 
estava coberto de chagas, em uma doença contaminosa, possivelmente a 
própria lepra, comum naqueles dias. Isso não faz a personalidade de um 
judeu rico daquela época (muito menos um que teria sido mandado para o 
inferno em seguida). Como se esse cenário não fosse suficientemente 
improvável, ainda vemos também cachorros que lambiam as suas chagas! 
Quando vemos tal cenário, vemos que isso era impossível!
Tratava-se
 somente de uma história que Jesus criou do mesmo modo que ele criou 
outras histórias (parábolas) com uma lição moral a ser dela retirada. E,
 de fato, Cristo tinha um ponto muito importante para chamar a atenção 
de seus ouvintes, como veremos mais adiante. Para isso ele usava uma 
parábola, como é a do rico e do Lázaro. Cristo não precisava dizer: 
“Olha, gente, isso é uma outra parábola”; pelo simples fato de que ele “nada lhes dizia sem usar alguma parábola” (cf. Mt.13:34).
Em Lucas 12:41 os seus discípulos interpretaram um ensinamento de Cristo como sendo uma parábola,mas em lugar nenhum vemos Cristo dizendo que aquilo era uma parábola (ver
 Lucas 12:35-41). Os seus discípulos sabiam que ele lhes falava por meio
 de parábolas ao contar histórias, e não precisavam questioná-lo quanto a
 isso, muito menos quando tal história localiza-se exatamente no meio de
 outras histórias parabólicas! O mesmo quadro ocorre em Mateus 7:17, 
quando os seus discípulos interpretam os seus ensinos como sendo uma 
parábola (cf. Mt.7:15-17), embora em lugar nenhum Cristo tenha feito 
qualquer questão de mencionar que aquilo tratava-se realmente de uma 
parábola.
Em 
outra ocasião, em Mateus 15:14, Pedro identifica um ensinamento de 
Cristo como sendo uma parábola, embora em lugar nenhum Jesus tenha feito
 questão de ressaltar que aquilo era mesmo uma parábola, e em Lucas 6:39
 o evangelista conta o mesmo ensinamento mas omite que aquilo tratava-se de uma parábola.
 Se Lucas conta o mesmo relato encontrado em Mateus e não diz que se 
tratava de uma parábola (sendo que em Mateus está bem claro que era), 
então vemos que Lucas citava parábolas de Cristo sem necessariamente afirmar estar se tratando de uma parábola. Mas se toda vez que Cristo contasse parábolas tivesse que haver a menção de que aquilo é uma parábola,
 então Mateus entraria em contradição com Lucas, pois ambos contam a 
mesma história, mas um diz que é uma parábola e o outro não diz nada!
Do mesmo modo, em Lucas 5:36 o autor diz que Cristo dizia uma parábola aos seus seguidores, mas em Marcos 2:21 a mesma história aparece sem qualquer menção de estar ligada a uma parábola.
 Tudo isso nos faz ter a certeza de que, realmente, Jesus ensinava aos 
seus discípulos por meio de parábolas, que não tem qualquer necessidade 
de serem mencionadas como tal. Se até mesmo nestes contextos os seus 
discípulos sabiam que aquilo era parábola, mesmo sem ninguém ter 
dito expressamente que era uma, quanto mais quando vemos que tal 
história parabólica de Lucas 16 está exatamente entre várias outras parábolas que Jesus estava contando!
Se você
 está contando várias piadas numa roda de amigos, não precisa repetir o 
tempo todo que ao término de uma você estará iniciando outra piada.
 Todos já saberão disso. Da mesma forma, se Cristo estava contando 
várias parábolas uma em seguida da outra, era completamente 
desnecessário dar um aviso de alerta avisando que aquilo era parábola e 
não um relato real. Isso já era simplesmente óbvio. Os únicos que
 não conseguem entender isso são os imortalistas, que por não 
compreenderem nem o contexto nem o significado de uma parábola precisam
 ignorar tudo isso e fazerem de conta de que não é parábola, é 
realidade, e de que, se não fosse uma história real, Jesus precisaria 
ter parado a conversa, avisado que era outra parábola, e só assim eles ficariam satisfeitos!
Ademais,
 vários detalhes na parábola nos mostram que aquilo não era um relato 
real, mas uma ficção. Por exemplo, veremos que o rico possui um corpo 
físico com língua e todos os outros membros do corpo, que ele sentia 
sede, que precisava beber água, que conseguia conversar com quem estava 
no Céu mesmo enquanto queimava em meio às chamas de fogo, dentre outros 
tantos fatos que nos mostram claramente que tudo aquilo não passava de 
mera parábola assim como todas as outras, cuja significância estava baseada no ensinamento moral por trás dela, e não no relato em si como sendo algo literal.
 Veremos que uma parábola nunca, jamais e em circunstância alguma pode 
ser fundamentada como regra de doutrina pelos seus meios parabólicos.
PARÁBOLAS NÃO TÊM MEIOS LITERAIS
É
 mais especificamente neste ponto que colocamos um fim na superstição de
 que existe um estado intermediário das almas porque os meios de uma 
parábola tem que ser literais. É aí que muita gente se engana: parábolas não necessitam de meios literais, ao contrário, apresentam uma lição moral valiosa por detrás de meios não necessariamente literais.
 Uma prova muito forte disso é o simples fato de que Jesus contou muitas
 parábolas, e se fôssemos tomar literalmente todos os meios que ele usa,
 iríamos encontrar inúmeros “absurdos”.
Por exemplo: neste mesmo contexto da parábola do rico e Lázaro há a parábola do administrador desonesto (cf. Lc.16:1-12). Veja o que o verso 8 diz: “O
 senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois
 os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os 
filhos da luz” (cf.
 Lc.16:8). Analisando a parábola literalmente, poderíamos chegar à 
infeliz conclusão de que Cristo aprovava a administração desonesta. 
Contudo, ele não
 estava incentivando a prática de administração desonesta, até mesmo 
porque em parte alguma a Bíblia aprova tal prática, mas a lição moral da
 parábola não é sobre administrar desonestamente (cf. Lc.16:9). Os meios da parábola não são reais e não influenciam sua lição moral!
Do 
mesmo modo, Jesus contou uma parábola sobre o dever de orar sempre e 
nunca desfalecer (cf. Lc.18:1-8). Nela, o juiz (que representa Deus, 
aquele que atende as nossas orações) é tratado como“um homem mau que nem ao homem respeitava” (cf.
 Lc.18:2). É óbvio que o que Cristo queria realmente ensinar não era que
 Deus é um homem mau, mas sim que se até um homem mau atende aos nossos 
pedidos, quanto mais o nosso Pai que está no Céu nos atenderá (que não é
 mau coisa nenhuma, mas poderíamos chegar a essa conclusão caso 
tomássemos os meios dessa parábola como reais). Novamente, vemos uma lição moral (de orar sempre e nunca desfalecer) sendo ensinada através demeios não reais/literais.
A mesma coisa veremos que sucede também na parábola do rico e Lázaro. Uma lição moral (de advertência à incredulidade dos fariseus e às tradições da época) sendo ensinada através de meios não reais/literais.
 Essa é uma regra comum em todas as parábolas, que os imortalistas só 
não admitem que possa valer também para Lucas 16:19-31, porque 
implicaria em abrir mão de uma das únicas passagens bíblicas que 
supostamente favoreceriam a doutrina grega da imortalidade da alma.
Em outra parábola, Deus é retratado como “um homem severo que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste” (cf.
 Mt.25:24). Diante do contexto, este “homem” é Aquele que distribui os 
dons (talentos) aos homens e a quem nós devemos prestar contas um dia. 
Quem ele é? Óbvio: Deus. Mas será que Deus é “um homem severo que ceifa 
onde não semeou e ajunta onde não espalhou”? Claro que não. Tomemos os 
meios de uma parábola como reais e mudamos totalmente a visão de um Deus
 de amor e justiça que a Escritura nos revela do início ao fim!
Vejam que curioso: se tomarmos os meios dessa parábola como reais, todo o conceito de Deus apresentado em toda a Escritura muda. Da mesma forma, se tomarmos a parábola do rico e Lázaro como literal, todo o conceito sobre a natureza humana e seu destino pós-morte apresentado em toda a Escritura muda.
 Mas no primeiro caso os imortalistas aceitam facilmente que se trata de
 meros meios não-literais e irreais característicos de uma parábola, enquanto que no segundo caso não aceitam de jeito nenhum, pois estão presos em seus sofismas sobre a existência de uma alma imortal e precisam se apegar a todo e qualquer custo a passagens claramente parabólicas como a de Lucas 16 para fundamentar as suas teses!
Tome também, por exemplo, outro meio de parábola contada por Cristo: “Então o senhor disse ao servo: Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia” (cf. Lc.14:23). Será que as pessoas são forçadas a entrar no Céu, sendo obrigadas a isso, contra a vontade delas? É claro que não, pois Deus nos concedeu o livre arbítrio.
 Ninguém é obrigado ou forçado por Deus a ser salvo, pois a salvação é 
algo que implica em perseverança (nossa) até o fim (cf. Mt.24:13), 
ninguém vai pro Céu contra a sua própria vontade.
Mas se as parábolas são reais em seu todo e seus meios são apresentados literalmente, então somos obrigados a entrar no Reino de Deus, não há escapatória, seremos salvos querendo ou não! O que é mais razoável de se aceitar? Que Deus nos obriga a entrar em Sua casa, ou que as parábolas não possuem meios reais, mas apenas uma verdade moral por detrás de um ensinamento com meios simbólicos?  
Evidentemente
 que as parábolas não tem meios literais, jamais podemos fundamentar uma
 doutrina bíblica sustentada por meios de parábolas. Se
 dissermos que a parábola de Lucas 16 (do Rico e do Lázaro) 
obrigatoriamente tem que ter meios reais e literais, consequentemente as
 demais parábolas de Cristo também devem ter meios reais e 
literais. Por que a parábola do rico e Lázaro teria que ser exatamente a
 única exceção à regra? Será que é porque somente deste jeito que os 
imortalistas conseguem sustentar a doutrina da imortalidade da alma 
baseando-se em tal parábola?
Ora, se
 fôssemos literalizar a parábola, encontraríamos, como vimos, uma série 
de problemas e contradições de primeira ordem à frente. As parábolas não
 podem jamais serem tomadas literalmente pelos seus meios, pois se fosse
 assim deveríamos chegar à infeliz conclusão de que Deus é um juiz mau e
 que não respeita ao homem, que é um homem severo que planta aonde não 
semeou, que aprova a prática de administração desonesta e que obriga as 
pessoas a entrarem no Céu!
É óbvio
 que Deus não é nenhuma dessas coisas porque as parábolas nunca podem 
ser tomadas literalmente – em circunstância nenhuma – mas devemos 
retirar delas a sua lição moral. O mesmo deve ser dito também com 
relação à parábola do rico e do Lázaro. Qual é a sua lição moral? Ela se
 encontra no verso 31:
“Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tão pouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (cf. Lucas 16:31)
Vemos, 
portanto, que a lição moral da parábola contada por Cristo em Lucas 
16:19-31 em nada tem a ver com a imortalidade da alma, mas, ao 
contrário, tem relação com a incredulidade dos fariseus em rejeitarem os
 ensinamentos de Cristo – nem sequer uma ressurreição os faria 
persuadir. Quando tratamos de descrições bíblicas claras e reais (não em
 textos parabólicos ou simbólicos), os meios são necessariamente reais e
 literais ao todo. Contudo, isso não acontece quando estamos tratando de
 uma parábola. Parábola não necessita de meios reais, mas sim de 
lições morais que levam o ouvinte à reflexão. O principal problema 
daqueles que pregam a existência da alma imortal é não saberem ao certo o
 que é uma parábola:
PARÁBOLA
Acepções ■substantivo feminino
Acepções ■substantivo feminino
1 narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia
1.1 narrativa alegórica que encerra um preceito religioso ou moral, esp. as encontradas nos Evangelhos
Ex.: a p. do filho pródigo
1.1 narrativa alegórica que encerra um preceito religioso ou moral, esp. as encontradas nos Evangelhos
Ex.: a p. do filho pródigo
Vejamos então o significado de alegoria:
ALEGORIA
Acepções
■substantivo feminino
1 modo 
de expressão ou interpretação us. no âmbito artístico e intelectual, que
 consiste em representar pensamentos, ideias, qualidades sob forma figurada e em que cada elemento funciona como disfarce dos elementos da ideia representada.
Como o próprio dicionário atesta, parábolas são estórias de ficção, que Jesus frequentemente empregava para ensinar alguma coisa aos seus ouvintes. Parábolas não são e nem nunca foram histórias contadas com a intenção de passar meios reais. Se fosse assim, não faria uso de uma parábola. Parábola é quando o autor utiliza-se de meios ou cenários quaisquer, sem a obrigatoriedade de serem verdadeiros ou literais, para ensinar uma lição moral por finalidade, mediante a metaforização ou personificação de personagens inanimados, como é o caso da conversa entre árvores registrada em 2ª Reis 14:9.
Isso 
nós podemos ver ao longo de várias parábolas contadas por Cristo, que 
claramente não são fatos reais – são parábolas. Por exemplo, é 
extremamente improvável que houvesse um homem que vendeu todos os seus 
bens para comprar uma pérola de grande valor (cf. Mt.13:46), pois isso 
não faria sentido. Também não houve um administrador infiel elogiado
 pelo seu senhor (cf. Lc.16:8). Da mesma forma, Cristo também afirmou 
sobre ter de arrancar os olhos ou cortar pernas e braços para entrar no 
Reino dos céus. Será que por isso no Reino haverá caolhos, manetas e 
pernetas – tudo isso literalmente? É claro que não. Tudo isso é 
obviamente uma linguagem altamente metafórica, tanto quanto a parábola  
do rico e do Lázaro.
Mais
 ainda que isso, uma outra prova fatal que nos faz concluir que Cristo 
não estava como finalidade dado uma aula sobre o estado dos mortos, é o 
fato de que nem mesmo as palavras “alma-psiquê” ou “espírito-pneuma” aparecem nesta parábola. Pelo contrário, o rico possuía um corpo físico com
 dedo, língua e que sente calor e pede água para matar a sede (cf. 
Lc.16:24). A própria sede é uma característica do corpo, e não de um 
espírito “imaterial”, “fluídico”.
Um 
espírito desprovido de corpo não tem nada disso, e a Bíblia diz que nós 
só teremos um corpo novamente após ressurgirmos dos mortos (cf. 
1Co.15:42-44). Jesus disse claramente que um espírito não tem nem carne e
 nem ossos (cf. Lc.24:39). Será que Cristo se enganou dizendo que o 
rico possuía língua no Hades ou os corpos dos personagens foram parar no
 Hades por engano?Nenhuma das duas, era mera parábola: não exigia 
meios reais! Se o objetivo de Cristo ao contar esse parábola fosse 
exatamente anunciar a imortalidade da alma, então seria completamente 
indispensável a menção de “almas” ou de “espíritos” deixando o corpo e 
partindo para o “além”.
Contudo, os personagens ali citados vão com os seus corpos para o Hades, tudo nos mostra que o que aconteceu foi a personificação de personagens inanimados e, por este motivo, não eram os “espíritos” que desciam ao Hades, mas sim os próprios corpos.
Como bem assinalou o doutor Samuelle Bacchiocchi: “Os
 que interpretam a parábola como uma representação literal do estado dos
 salvos e perdidos após a morte defrontam problemas insuperáveis. Se a 
narrativa for uma descrição real do estado intermediário, então deve ser
 verdadeiro em fato e coerente em detalhe. Contudo, se a parábola for 
figurada, então somente a lição moral a ser transmitida deve nos 
preocupar. Uma interpretação literal da narrativa se despedaça sob o 
peso de seus próprios absurdos e contradições, como se torna evidente 
sob exame detido” [“Immortality or Resurrection?”]
A 
questão aqui é muito simples: se a intenção de Cristo em contar essa 
parábola fosse de alguma forma fazer uma descrição fiel do atual estado 
dos mortos, então é óbvio que os personagens estariam no Hades em forma 
de espíritos incorpóreos, e não com os próprios corpos físicos, como um 
exame da parábola nos indica claramente. O fato de eles estarem lá com 
seus próprios corpos prova inequivocadamente que o que ocorreu neste 
caso nada mais foi senão a personificação de personagens inanimados,
 o que é muito comum na Bíblia. Corpos já mortos foram personificados e 
ganharam vida dentro de um contexto parabólico, isto é, de uma estória 
alegórica para ensinar alguma lição moral como finalidade.
O que 
ocorreu, portanto, não foi uma descrição do atual estado dos mortos como
 “espíritos incorpóreos” em um estado intermediário entre a morte e a 
ressurreição, mas sim a personificação de corpos mortos como se estivessem vivos,
 e do que aconteceria neste contexto parabólico. Tanto quanto a 
linguagem parabólica da conversa entre árvores em 2ª Reis 14:9 não 
significa que as árvores realmente conversam entre si, a parábola do 
rico e Lázaro não prova que espíritos incorpóreos mantém consciência no 
pós-morte, mas apresenta a mesma personificação de personagens 
inanimados que ocorre tanto em 2ª Reis 14:9 como em diversas outras 
ocorrências bíblicas num mesmo contexto alegórico ou parabólico.
Isso também é constatado pelo fato de que o
 rico pede que joguem um pingo água para molhar a sua língua, enquanto 
ele queimava em meio às chamas! Além da sede literal (por água) ser uma 
característica corporal (e não de um “espírito”, como anjos ou demônios,
 por exemplo), de que serviria um “dedo” molhado “em água” para aliviar 
tamanhos rigores extremos de um fogo devorador e literalmente verdadeiro
 que o rico estaria passando naquele exato momento e também por toda a 
eternidade?
Ademais,
 a própria parábola diz que havia um abismo muito grande entre ambas as 
partes, motivo pelo qual o rico não podia ser molhado com água. Contudo,
 ele conversava com Abraão como se estivesse face-a-face com ele! Ora, 
se ele conversava tão perfeitamente com Abraão, então ele também poderia
 perfeitamente ser molhado com água, pois a distância assim o 
permitiria.
E será 
possível compreender absolutamente o que cada pessoa da cena diz sendo 
que neste mesmo cenário havia um barulho horrivelmente aterrorizante de 
fogo em atividade e milhões ou bilhões de pessoas queimando e gritando 
aos prantos naquele mesmo momento? Quem iria compreender o que alguma 
pessoa fala em tal cenário? Como se tudo isso não fosse suficientemente 
claro, será que no Reino poderemos conversar com os não-salvos enquanto 
eles queimam em meios às chamas? Pois, pela parábola, tal comunicação 
entre os salvos e os não-salvos seria perfeitamente plausível.
Poderíamos,
 caso tomássemos os meios da parábola como literais, ver e conversar com
 os nossos parentes não-salvos enquanto eles queimam no inferno! 
Certamente bater papo com alguém nestas condições e neste cenário, é uma
 terrível falta de bom senso. Os que não forem salvos jamais poderão se 
unir novamente com os que forem salvos (por meio de uma conversa, por 
exemplo), pois a morte significa a separação total entre ambos os 
grupos. É isso o que também é ilustrado nesta parábola.
Não, 
meus amigos, definitivamente não foi o estado dos mortos que foi 
ilustrado nesta parábola, não houve nenhuma descrição de “estado 
intermediário” algum, mas apenas e tão somente a personificação de 
personagens inanimados ganhando vida (típico de parábola), em um cenário
 corrente na época, como veremos mais a seguir. Com toda a clareza, os 
imortalistas que insistirem em admitir a parábola do rico e Lázaro como 
sendo “prova” do dualismo platônico na Bíblia, encontrarão tamanhos 
dilemas insuperáveis pela frente a tal ponto de terem que reformular 
toda a sua teologia acerca de como é o pós-morte.
Outro fato que ajuda ainda mais a derrubarmos a má interpretação dos dualistas é o lugar para onde teria ido o rico:
“E, no Hades, viu Abraão e Lázaro, em seu seio” (cf. Lucas 16:23)
A
 clareza da linguagem é evidente: o rico estava no Hades. E é a partir 
desta parábola que surge a idéia de que todos os “espíritos” 
desencarnados vão para o Hades após a morte, com divisão para justos e 
ímpios. Ora, qual doutrina
 básica da fé cristã que tem por base uma parábola? Nenhuma. Mas a 
parábola do rico e Lázaro (como única suposta “descrição” do “estado 
intermediário” encontrada na Bíblia) obrigatoriamente tem que ser 
literalizada e fundamentada como doutrina bíblica (para eles).
Afinal, a maior base da doutrina imortalista é justamente os meios de uma parábola,
 em que os corpos descem junto para o “estado intermediário” conversar 
com os que já morreram enquanto se queimam entre as chamas. Pasme! Mas, 
mesmo que este fosse o caso, a História nos mostra que o Hades, como um 
local de tormento em que o rico estava, é de origem totalmente pagã, e 
não bíblica. Veremos a seguir onde nasceu o Hades e como entrou de 
braços abertos na doutrina imortalista.
A ORIGEM PAGÃ DO HADES
Na
 literatura hebraica, o Sheol (transliterado para “Hades” no grego), não
 era um local de habitação de espíritos vivos e conscientes em estado 
desencarnado. Já vimos que os autores do Antigo Testamento não tinham a 
mínima ideia de vida consciente antes da ressurreição, muito menos de 
almas imortais ou espíritos em um estado intermediário.
A vida pós-morte na visão do Antigo Testamento era que os mortos não
 louvam a Deus (cf. Isaías 38:19; Salmos 6:5), não sabem de nada (cf. 
Eclesiastes 9:5), valem menos do que um cachorro vivo (cf. Eclesiastes 
9:4), sua memória jaz no esquecimento (Eclesiastes 9:5), não tem 
lembrança de Deus (cf. Salmos 6:5), não confiam na fidelidade de Deus 
(cf. Isaías 38:18), não falam da Sua fidelidade (cf. Salmos 88:12), 
estão numa terra de silêncio - e não de gritaria do inferno ou de altos 
louvores do Céu (cf. Salmos 115:17), não podem ser alvos de confiança 
(cf. Salmos 146:3), não pensam (cf. Salmos 146:4), não tem proveito 
nenhum para Deus depois de morto (cf. Salmos 30:9), são comparados com o
 pó (cf. Salmos 30:9), etc.
Mesmo 
assim, eles falavam constantemente em Sheol (Hades), como o local para 
onde vão os mortos. Algumas referências são: Jó 7:9, Salmos 18:5, Salmos
 86:3, Salmos 139:8, Provérbios 30:16, Gênesis 37:35, Eclesiastes 9:10, 
entre outros. Ora, como podem os escritores do Antigo Testamento 
desacreditarem completamente no estado intermediário mas falarem tanto 
no Sheol? É evidente que, para eles, Sheol estava longe de ser um local 
de habitação consciente de espíritos incorpóreos, mas era meramente uma 
figura para a sepultura.
Na 
passagem de Malaquias (último livro do AT) para Mateus (o primeiro do 
NT) há um período de quatrocentos anos (conhecido como “período 
intertestamentário”). Neste período é que os hebreus estiveram dispersos
 para as nações influenciadas pelo dualismo grego que estabelecia nelas 
uma forte ligação ética, cultural, social e filosófica, por meio da 
doutrina helenista. Tais filosofias correntes na Grécia Antiga 
(especialmente a amplamente difundida doutrina da “imortalidade da 
alma”) acabaram entrando no judaísmo helenista.
Tal 
impacto do helenismo sobre o judaísmo é evidente em muitas áreas, 
incluindo na adoção do dualismo grego por algumas obras literárias 
judaicas (inclusive vários “livros apócrifos”) produzidas nessa época.De
 acordo com os professores Stephen L. Harris e James Tabor, Sheol é um 
lugar de “vazio” que tem suas origens na Bíblia Hebraica e no Talmud:
"Seres
 humanos, como os animais do campo, são feitos de ‘pó da terra’ e na 
morte eles retornam ao pó (Gênesis 2:7; 3:19). A palavra hebraica Alma 
(Nephesh, Psyche), tradicionalmente traduzida por ‘alma viva’, mas mais 
adequadamente compreendida como ‘criatura vivente’ é a mesma para todas 
as criaturas viventes e não se refere a nada imortal... Todos os mortos 
descem ao Sheol, e lá eles jazem no sono juntos. Seja bom ou mau, rico 
ou pobre, escravo ou liberto (Jó 3:11-19). Ele é descrito como uma 
região ‘escura e profunda’, ‘a cova’, e ‘a terra do esquecimento’, 
interrupção da vida (Salmos 6:5; 88:3-12). Se se encara situações 
extremas de sofrimento no mundo dos vivos acima, como aconteceu com Jó, o
 Sheol pode ser visto como um alívio bem-vindo à dor - basta ver o 
terceiro capítulo de Jó. Mas, basicamente, ele é um tipo de ‘nada’ 
(Salmo 88:10)”.
Harris partilha observações similares em seu “Compreendendo a Bíblia”,
 e acentua o fato de que houve uma associação com as religiões pagãs no 
período helenista que modificou o real significado de “Sheol” bíblico: “Quando
 os escribas judeus helenistas traduziram a Bíblia para o grego, eles 
usaram o termo ‘Hades’ para traduzir Sheol, trazendo uma associação 
mitológica completamente nova à ideia de existência póstuma. Nos 
mitos da Grécia Antiga, o Hades, nomeado a partir da deidade sombria que
 o reinava, era originalmente similar ao Sheol hebraico, um submundo 
escuro no qual todos os mortos, a despeito do mérito individual, eram 
indiscriminadamente colocados" (Grifo meu)
Esta é uma verdade indiscutível: o Sheol estava longe de ser uma habitação consciente de espíritos. Contudo, houve uma associação mitológica com
 as filosofias gregas (de imortalidade da alma). Em outras palavras, o 
sentido bíblico de Sheol foi totalmente deturpado pelo sincretismo com a
 mitologia pagã. Na mitologia grega o mundo dos mortos, chamado apenas de Hades,
 era o local no subterrâneo para onde iam as almas das pessoas mortas 
(sejam elas boas ou más), guiadas por Hermes, o emissário dos deuses, 
para lá tornarem-se sombras. É um local de tristeza. No fim da luta dos 
deuses olímpicos contra os Titãs (a Titanomaquia), os deuses olímpicos 
saíram vitoriosos.
Então,
 Zeus, Posídon e Hades partilharam entre si o universo: Zeus ficou com 
os céus e as terras, Posídon ficou com os oceanos e Hades ficou com o mundo dos mortos.
 Os titãs pediram socorro a Érebo do mundo inferior; Zeus, então, lançou
 Érebo para lá também, assim tornou-se a noite eterna do Hades (Érebo 
também é outra designação do mundo inferior). Das Idades do Homem e suas
 raças, a raça de bronze, raça dos heróis, e a raça de ferro vão para o 
Hades após a morte.
Este sincretismo com as religiões pagãs que resultou em uma aplicação totalmente diferente de Sheol/Hades: a de um local
 no subterrâneo para onde vão as almas das pessoas mortas (sejam elas 
boas ou más), no “Mundo dos Mortos”, denominado Hades. Querendo ou não, 
gostado ou não, é uma clara deturpação imortalista do que realmente é o 
Sheol. Tirando os maiores absurdos, que jamais seriam assumidos pelos 
cristãos (como, por exemplo, o fato de serem guiadas por Hermes, o 
emissário dos deuses, ou dos Titãs pedirem a ajuda de Érebo), a essência pagã
 de Hades, como um local de habitação de espíritos, foi absorvida da 
mitologia pagã direto para a teologia bíblica dos imortalistas.
O QUE É O SHEOL?
Como
 já vimos acima, antes da mitologia pagã se infiltrar dentro dos moldes 
do Cristianismo, Sheol era puramente sepultura. É claro que a sua 
aplicação varia de passagem a passagem, mas nunca no sentido mitológico 
de “habitação de espíritos”. O Sheol bíblico é um local de silêncio, e 
não de gritaria do inferno:
“Os mortos, que descem à terra do silêncio, não louvam a Deus, o Senhor” (cf. Salmos 115:17)
“Se o Senhor não fora em meu auxílio, já a minha alma habitaria no lugar do silêncio” (cf. Salmos 94:17)
Mais
 claro ainda é o Salmo 94:17, que diz de forma enfática que o que habita
 no silêncio é a própria alma, derrubando a toda e qualquer tentativa de
 vulgarizar o termo como se fosse “silêncio somente para o corpo”. O 
salmista sabia muito bem que o local para onde iria após a morte seria 
de silêncio, e não de louvores entre os salvos ou de gritaria do 
inferno. Convenhamos: qual é o lugar do “silêncio” que o salmista fala? 
Claramente a sepultura. O local para onde a alma vai após a morte (cf. 
Sl.94:17), em estado de total inconsciência (cf. Ec.9:5,6; Ec.9:10; 
Sl.146:4; Sl.6:5; Sl.30:9; Sl.88:12). Outra prova clara de que os 
hebreus do Antigo Testamento sabiam muito bem que Sheol não era inferno,
 mas sim sepultura, é Jacó enterrando o seu filho José:
“E
 levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o 
consolarem; ele, porém, recusou ser consolado, e disse: Na verdade, com 
choro hei de descer para meu filho até o Sheol. Assim o chorou seu pai” (cf. Gênesis 37:35)
Jacó
 evidentemente ainda não sabia que na mitologia pagã grega (de 
imortalidade da alma) o Hades ficava no centro da Terra. Jacó foi 
cavando até o inferno para enterrar o seu filho José? Não, Jacó sabia 
muito bem que Sheol era puramente sepultura. Ele sabia disso porque essa
 era a crença da época, o sentido puro de Sheol.
Ademais, Jacó foi enterrar o corpo morto de
 José e não uma alma ou espírito incorpóreo. Sheol não é um local de 
espíritos sem corpo, mas sim de corpos mortos. Sheol é claramente 
identificado como sendo sepultura, o pó da terra. Outras inúmeras 
passagens nos trazem um sentido completo de que Sheol não era habitação 
consciente de espíritos desencarnados. Alguns exemplos, por exemplo, 
podem ser encontrados em Jó e em Salmos:
“Porventura
 não são poucos os meus dias? Cessa, pois, e deixa-me, para que por um 
pouco eu tome alento. Antes que eu vá para o lugar de que não voltarei, 
à terra da escuridão e da sombra da morte” (cf. Jó 10:20,21)
“Será que fazes milagres em favor dos mortos? Será que eles se levantam e te louvam? Será que no Sheol ainda se fala do teu amor? Será que naquele lugar de destruição se fala da tua fidelidade? Será que naquela escuridão são vistos os teus milagres? Será que na terra do esquecimento se pode ver a tua fidelidade?” (cf. Salmos 88:10-12).
Como podemos ver, a terra era claramente descrita como uma “escuridão”. Ora,
 se o Hades é um local de tormento, com fogo e tudo, então o fogo 
remeteria à luminosidade. O local não seria nem lugar de “escuridão” e 
muito menos lugar de “densas trevas”. Onde há fogo, há luz. Essa 
descrição do Sheol bíblico anula a concepção pagã em um Hades cheio de 
fogo e espíritos vivos ali queimando.
O Salmo 49:14 também deixa claro que até as ovelhas vão para o Sheol na morte: “Como ovelhas são postas na sepultura [Sheol, no original hebraico]...” (cf. Sl.49:14). É óbvio que o Sheol é apenas o pó da terra, o destino de todas as criaturas viventes. Jó
 também nos esclarece que o Sheol bíblico está longe de ser morada de 
espíritos queimando em meio às chamas, ao dizer que naquele lugar ele “já
 agora repousaria tranquilo; dormiria, e, então, haveria para mim 
descanso... Ali, os maus cessam de perturbar, e, ali, repousam os 
cansados; os prisioneiros também desfrutam sossego, já não ouvem mais os gritos do feitor de escravos” (cf. Jó 3:13,17,18).
Já não 
se ouve mais gritos, algo inconcebível caso Jó tivesse a ideia de que 
aquele local era um lugar de tormento ou de gritos de espíritos em meio 
às chamas. Também no livro de Eclesiastes, lemos: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no além [Sheol], para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (cf.
 Ec.9:10). Como se não fosse suficientemente claro o fato de que no 
Sheol não há obra, nem projeto, nem conhecimento, e nem sabedoria, o 
salmista afirma que “quem morreu não se lembra de ti; e no Sheol quem te louvará?” (cf.
 Sl.6:5). É evidente que no Sheol não se pode louvar a Deus. Fica a 
pergunta: que tipo de “espírito” que é salvo e vai para este lugar sem 
poder louvar a Deus?
A palavra usada em Eclesiastes 9:10 com relação ao Sheol é que não há chokmah [inteligência,
 razão]. Morre o homem e o ser racional se vai. Não há inteligência, não
 há consciência. Biblicamente, Sheol não é, e nunca foi, uma morada de 
espíritos vivos e conscientes em alegria ou em tormento com fogo. O 
maior (e talvez o único) argumento dos imortalistas para tentar negar 
que Sheol em sua aplicação é o mesmo que “sepultura”, é o fato de que os
 hebreus possuíam uma palavra própria para “Sheol” e para “sepultura”.
Este 
argumento, contudo, é falacioso, além de ignorar todas as provas e 
evidências bíblicas, sendo nulo e sem sentido. Por exemplo: nós temos em
 nossa língua as palavras “exterminar” e “aniquilar”, não temos? Sim, 
temos. Mas na prática exterminar e aniquilar é o mesmo. No dicionário 
existem inúmeras palavras sinônimas, sem de modo algum uma delas 
invalidar a outra ou exigir dela um significado distinto. O mesmo pode 
ser dito quanto ao Sheol. Uma vez que a Bíblia negue enfaticamente que o
 Sheol possa ser uma habitação consciente de espíritos desencarnados, 
logo ele não é.
Sheol é o sentido figurado de sepultura, tendo a mesma aplicação prática desta,
 é o “mundo dos mortos”, não como um local de habitação de espíritos 
conscientes, mas de almas mortas (cf. Nm.31:19; 35:15,30; Js.20:3,9; 
Gn.37:21; Dt.19:6,11; Jr.40:14,15; Jz.16:30; Nm.23:10), em local de 
total silêncio (cf. Sl.115:17; Sl.94:17), e em estado de total 
inconsciência (cf. Sl.146:4; Sl.6:5; Ec.9:5,6; Ec.9:10).
No caso da revolta de Coré, por exemplo, relatada em Números 16, a terra “abriu a sua boca” e os seus seguidores “desceram vivos ao Sheol” (cf.
 Nm.16:30; Nm.16:33). Seria extremamente inimaginável pensarmos que a 
terra abriu a boca para eles caírem até o centro da terra onde ficaria o
 Sheol, sendo que no meio dessa queda os seus corpos foram 
transformando-se automaticamente em espíritos desencarnados. A evidência
 aqui é tão forte que os próprios imortalistas admitem que Sheol aqui 
significa o pó da terra, corpos físicos sendo esmagados pela força da 
natureza através da ação divina (embora eles afirmem que este caso é uma
 “exceção”, o que vemos que não – é a regra!).
Obviamente
 que o que aconteceu realmente é que a terra abriu a boca e os tragou 
enquanto ainda estavam vivos, descendo para a “cova” (ou “pó”), o que 
mostra a total correspondência entre estes dois termos. Mais forte ainda
 do que isso é o paralelismo evidente que constatamos em Jó: “Descerá ela às portas do Sheol? Desceremos juntos ao pó?” (cf. Jó 17:16). Aqui vemos Jó fazendo o uso de um paralelismo entre
 o “Sheol” e o “pó”. Paralelismo é a sucessão de partes do discurso que 
tem entre si uma relação de similaridade de conteúdo; um encadeamento de funções sintáticas idênticas de valores iguais. Jó identifica o Sheol como sendo a mesma coisa que o pó da terra,
 ao relacionar ambos na mesma sentença expondo tal paralelismo. Após 
afirmar que ele desceria ao Sheol, afirma categoricamente que este lugar
 é o pó (cf. Jó 17:16).
Ainda
 que os escritores do Antigo Testamento falassem constantemente em 
Sheol, desacreditavam completamente em qualquer estado intermediário. 
Talvez seja por isso que o apóstolo Paulo, em suas epístolas, não tenha 
mencionado absolutamente nenhuma vez a palavra “Hades” – o termo já 
estava paganizado. Aliás, nem Paulo, nem Tiago, nem Pedro, nem Judas, e 
nem o desconhecido autor de Hebreus: todos pareciam desconhecer tal 
palavra, não sendo mencionada em parte nenhuma de suas epístolas. Só há 
uma única razão mais provável para isso, que é exatamente não querer 
confundir os leitores dualistas com o sentido pagão de Hades, já em 
vigor em sua época.
O Sheol também é caracterizado como “a terra das trevas e da sombra da morte” (cf.
 Jó 10:21,22), onde os mortos nunca mais vêem a luz (cf. Sl.49:20; 
88:13). É também, como vimos, a “região do silêncio”, e não de gritaria 
do inferno ou de louvores do Paraíso (cf. Sl. 94:17; 115:17), para onde 
caminha a alma rumo ao local do silêncio (cf. Sl.94:17). A ideia de 
descanso ou sono no Sheol fica evidente no livro de Jó que clama em meio
 a seus tormentos físicos: “Por que não 
morri eu na madre? Por que não expirei ao sair dela? [...] Porque já 
agora repousaria tranquilo; dormiria, e então haveria para mim descanso 
[...] Ali os maus cessam de perturbar, e ali repousam os cansados” (cf. Jó 3:11,13,17).
No Salmo 141:7 também fica mais do que evidente que Sheol é claramente identificado como sepultura:“Ainda que sejam espalhados os meus ossos à boca da sepultura [Sheol] quando se lavra e sulca a terra”.
 Até os ossos desciam para o Sheol! Se Sheol fosse um local de morada de
 “espíritos”, o salmista certamente mencionaria isso, mas além negar tal
 fato ele acentua que são os ossos que descem ao Sheol, o que nos revela que é um local não de “espíritos”, mas de corpos mortos, que jazem na sepultura.
De igual modo, Davi adverte seu filho Salomão com relação a Simei: “Mas,
 agora, não o considere inocente. Você é um homem sábio e saberá o que 
fazer com ele; apesar de ele já ser idoso, faça-o descer ensangüentado à sepultura [Sheol]” (cf.
 1Rs.2:9). Novamente, o original hebraico verte a palavra “Sheol”, e não
 “sepultura” como a maioria dos tradutores preferiram traduzir. Aqui 
vemos que alguma pessoa pode descer ensanguetada ao Sheol, o que 
nos mostra claramente que o Sheol não é uma morada de espíritos 
incorpóreos, mas sim a própria sepultura, para o qual é o destino dos corpos que morreram (espírito não sangra!).
Por
 isso, até mesmo o sangue das pessoas descem ao Sheol [sepultura]. Isso 
explica o porquê que em absolutamente nenhuma parte das Escrituras é 
mencionado espírito-ruach/pneuma no Sheol/Hades. Este nunca foi algum tipo de “morada de espíritos”! Fica
 mais do que claro que nenhum escritor bíblico pensava em Sheol como uma
 morada consciente de espíritos desencarnados, como um local de tormento
 ou suplício. Se fosse esse o sentido primário de Sheol, então veríamos 
uma infinidade de passagens bíblicas que relatam tal fato, o que não é 
verdade. Aliás, nem sequer o elemento “fogo” aparece relacionado em qualquer descrição bíblica do Sheol. Que maneira “estranha” de descrever o inferno!
Portanto,
 vemos que o Sheol bíblico não é um lugar onde Caim está queimando há 
seis mil anos até hoje, mas sim uma figura da sepultura, o lugar para 
onde parte a alma após a morte (cf. Is.38:17; Sl.94:17; Jó
 33:18; Jó 33:22; Jó 33:28; Jó 33:30). Sheol é sepulcro, pó, profundezas
 da terra, morte, vazio, túmulo. Jamais foi morada de espíritos em plena
 atividade e consciência, em regozijo ou em tormento. Nunca é mencionado tormento no Sheol. Na
 parábola do rico e do Lázaro, o que ocorreu foi uma metaforização e 
personificação dos personagens (Abraão, Lázaro, o rico) bem como do 
próprio cenário onde se passava a parábola (Sheol), que não exige meios 
literais.
Prova forte disso é que a própria parábola retrata o rico indo para a sepultura (v.22), e depois mostra ele no Hades (v.23) sem fazer menção de “almas” ou “espíritos”, mas com o seu próprio corpo natural(v.24),
 o que nos mostra a correspondência entre a sepultura e o Hades, e que 
nos revela que o que de fato ocorreu foi uma metaforização e 
personificação própria dos meios de uma parábola, como é no caso de 2ª 
Reis 14:9 em que as árvores falam.
Entender
 o significado bíblico e puro de Sheol é profundamente necessário para 
compreendermos que o que ocorreu em Lucas 16 nada mais foi senão a 
personificação não apenas dos personagens ali presentes, como também do 
próprio cenário em que aquilo tudo se passava. Como já vimos, eram corpos físicos que desceram ao Hades na parábola, e conferimos também que o Hades (Sheol) bíblico é a sepultura, que nada mais é senão o local de corpos físicos.
 A única coisa que muda é a personificação de tais personagens, ganhando
 vida neste lugar, como um fundo parabólico onde se passa aquilo que 
realmente Jesus queria ensinar como a lição moral da parábola.
O SIGNIFICADO DA PARÁBOLA
Já 
vimos que a parábola não pode ser analisada literalmente. Vários fatores
 corroboram para isso, incluindo o fato de que os personagens possuem 
corpos reais, com língua, dedo, sentimento de sede, o local onde a 
parábola se passava e outras parábolas que claramente também não 
necessitam de meios reais. Observe esta outra parábola bíblica:
“Porém
 Jeoás, rei de Israel, enviou a Amazias, rei de Judá, dizendo: O cardo 
que está no Líbano enviou ao cedro que está no Líbano, dizendo: Dá tua 
filha por mulher ao meu filho; mas os animais do campo que estavam no 
Líbano, passaram e pisaram o cardo” (cf.
 2ª Reis 14:9). Analisando literalmente (assim como fazem com a parábola
 do Lázaro), cardo e cedro (que são árvores) falam. Creio que a maioria 
das pessoas concorde comigo que as árvores não falem.
São 
parábolas, e parábolas são metáforas, alegoria, estória, ficção, que não
 podem ser classificadas literalmente. Se pretendêssemos usar as 
parábolas literalmente, deveríamos – usando a mesma lógica que os 
imortalistas fazem com a parábola do Lázaro – dizer que as árvores 
também falam e fundamentarmos isso como doutrina. Felizmente, parábolas 
não são relatos literais, e sim metáforas com uma lição moral.
Sendo 
assim, podemos ficar tranquilos sabendo que as árvores realmente não 
falam, pois parábolas não apresentam meios reais, mas apenas lições morais por
 detrás de um cenário fictício. É evidente que cada elemento na parábola
 acima de 2ª Reis tinha o seu devido significado e a sua devida lição 
moral. Nada mais que dois reis: o de Judá (Amazias), e o de Israel 
(Jeoás) são personificados pelas árvores. Jeoás compôs a parábola para 
Amazias. Este não a atendeu (cf. 2ª Reis 14:11), e por isso, o povo do 
“cardo” (Amazias) foi ferido pelos “animais do campo” (exército do 
“cedro” – Jeoás). A lição da parábola não era que as árvores falam, mas 
sim uma mensagem aos que lessem a metáfora a partir da personificação de
 personagens inanimados. A mesma linguagem vemos em várias outras partes
 da Bíblia:
“Foram
 uma vez as árvores a ungir para si um rei; e disseram à oliveira: Reina
 tu sobre nós. Mas a oliveira lhes respondeu: Deixaria eu a minha 
gordura, que Deus e os homens em mim prezam, para ir balouçar sobre as 
árvores? Então disseram as árvores à figueira: Vem tu, e reina sobre 
nós. Mas a figueira lhes respondeu: Deixaria eu a minha doçura, o meu 
bom fruto, para ir balouçar sobre as árvores? Disseram então as árvores à
 videira: Vem tu, e reina sobre nós. Mas a videira lhes respondeu: 
Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, para ir 
balouçar sobre as árvores? Então todas as árvores disseram ao 
espinheiro: Vem tu, e reina sobre nós. O espinheiro, porém, respondeu às
 árvores: Se de boa fé me ungis por vosso rei, vinde refugiar-vos 
debaixo da minha sombra; mas, se não, saia fogo do espinheiro, e devore 
os cedros do Líbano” (cf. Juízes 9:8-15)
Novamente,
 a lição não era que as árvores ou os espinheiros falem ou dialoguem 
entre si. Tudo não passava de mera parábola em que as oliveiras, a 
figueira e a videira representavam aqueles que não quiseram reinar sobre
 as “árvores” (povo de Siquém). As mais valiosas árvores do Oriente 
Médio aqui simbolizam os homens principais de Siquém, e o espinheiro era
 um arbusto farpado comum nas colinas da Palestina e representava 
apropriadamente Abimeleque, que nada produzia de valor. Os meios eram 
puro simbolismo e representação comum na Bíblia Sagrada, não eram 
verdades literais porque nem árvores, nem cedros, nem cardos, nem 
oliveiras, nem figueiras, nem videiras e nem espinheiros falam!
É óbvio
 que a única coisa que devemos tirar como verdade literal é a sua lição 
moral, e não os seus meios. O mesmo deve ser dito com relação à parábola
 do Lázaro, em que houve uma personificação, vivificação dos personagens
 ali apresentados (Lázaro, o rico e Abraão) bem como uma metaforização 
do cenário (Hades) que, como vimos, é puramente sepultura. É comum a 
Bíblia personificar personagens inanimados.
A PERSONIFICAÇÃO BÍBLICA DE PERSONAGENS INANIMADOS
1º “Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei; e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós” (cf. Juízes 9:8-15)
2º “O cardo ... mandou dizer ao cedro ... Dá tua filha por mulher a meu filho” (cf. 2ª Reis 14:9)
3º “Disseram então as árvores à videira: Vem tu, e reina sobre nós” (cf. Juízes 9:12)
4º “Porque a pedra clamará da parede, e a trave lhe responderá do madeiramento” (cf. Habacuque 2:11)
5º “Se eles se calarem, as próprias pedras clamarão” (cf. Lucas 10:40; Mateus 3:9)
6º “O
 ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará 
contra vocês e como fogo lhes devorará a carne” (cf. Tiago 5:3)
7º “A voz do sangue do teu irmão clama da terra a mim” (cf. Gênesis 4:10)
8º “Quando ele bradou, os sete trovões falaram” (cf. Apocalipse 10:3)
9º “Ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel” (cf. Hebreus 12:24)
10º “E ouvi o altar responder: Sim, Senhor Deus todo-poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos” (cf. Apocalipse 16:7)
11º “Vejam,
 o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que por 
vocês foi retido com fraude, está clamando contra vocês” (cf. Tiago 5:4)
12º “Então jubilarão as árvores dos bosques perante o Senhor, porquanto vem julgar a terra” (cf. 1 Crônicas 16:33)
13º “Pois
 com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros 
romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores de campo baterão 
palmas” (cf. Isaías 55:12)
14º “Mas,
 pergunta agora às alimárias, e elas te ensinarão; e às aves do céu, e 
elas te farão saber; ou fala com a terra, e ela te ensinará; até os 
peixes o mar to declararão” (cf. Jó 12:7,8)
15º “Ressoe o mar, e tudo o que nele existe; exultem os campos, e tudo o que neles há!” (cf. 1 Crônicas 16:32)
16º “Os rios batam as palmas; regozijem-se também as montanhas” (cf. Salmos 98:8)
Tudo 
isso acima tem um nome: alegoria. Tudo tem uma lição moral para 
aprendermos por detrás de um cenário com personagens inanimados, sem 
vida, que ganham vida na parábola ou na alegoria que está sendo dita,
 com a finalidade de ensinar alguma coisa aos ouvintes. Obviamente, essa
 “alguma coisa” que se quer ensinar aos ouvintes não é o próprio cenário
 em si ou seus meios (que árvores, rios, altares, trovões, sangue, 
pedra, ouro ou pessoas após a morte falem), mas sim aquilo que 
moralmente podemos depreender por meio destas alegorias.
Nada 
indica que o salmista esteja querendo passar a ideia de que rios batem 
palmas e as montanhas se regozijam (cf. Sl.98:9), nada indica que Jó 
queria passar a ideia de que a terra e os peixes falam (cf. Jó 12:7,8), 
nada indica que João cria que altares e trovões falam (cf. Ap.10:3; 
16:7), nada indica Moisés cria que o sangue tem voz (cf. Gn.4:10), nada 
indica que o escritor bíblico cria que as árvores conversam entre si 
(cf. Jz.9:8-15; 2Rs.14:9), nada indica que Cristo pensava que as pedras 
falavam (cf. Lc.10:40), e da mesma forma nada indica que esse mesmo Jesus cria que corpos mortos que desciam ao Hades ganhavam vida literalmente (cf. Lc.16:19-31).
As 
pessoas se esquecem que é comum a Bíblia personificar personagens 
inanimados, ainda mais em um contexto parabólico ou simbólico! 
Biblicamente, as árvores, sangue e trovões falam mais do que os mortos, 
que, quando falam, é em um contexto claramente metafórico, inserido em 
um contexto alegórico que dá margens a isso. Os meios de uma parábola 
nunca podem ser considerados literais e, por isso, o nosso próximo passo
 a partir de agora é descobrirmos o que representa cada elemento 
personificado na parábola do Lázaro.
ENTENDENDO A PARÁBOLA
A Bíblia não diz que o rico era um rico ímpio. Diz apenas que era “um homem rico e... morreu” (cf.
 Lc.16:22). E isso nunca, jamais, em circunstância nenhuma, pode ser 
considerado um “pecado” digno de lançar uma alma no fogo do inferno. Se 
fosse assim, então muitos homens por serem ricos deveriam partilhar do 
inferno também, incluindo Abraão, Isaque, Jacó, Jó, José de Arimateia, 
etc. Lembre-se que estamos analisando a parábola literalmente, 
como os imortalistas o querem que façamos para fundamentar uma doutrina 
bíblica. A parábola diz apenas que era um homem rico. Em momento nenhum 
diz que era um homem mau ou profano.
E quanto a Lázaro? A situação piora ainda mais para o lado dos imortalistas, pois a parábola diz apenas que ele “era um homem pobre e... morreu”.
 Ora, jamais poderíamos pressupor que ser pobre ou mendigo é passaporte 
para a salvação. Não. A Bíblia não ensina, em nenhum lugar, que por ser 
pobre ou ter sofrido muitas dores, alguém tem a garantia celestial. Isso
 não é bíblico! E a parábola nada diz de ser Lázaro um mendigo do “bem”,
 diz apenas ser um mendigo. Pense: se o rico fosse uma representação de 
todos os ímpios e Lázaro representasse todos os justo (como querem os 
imortalistas), então não seria estranho que em momento nenhum Jesus 
dissesse que o rico era ímpio ou que o pobre Lázaro era justo?
Afinal,
 isso seria da maior fundamental importância caso fosse este o caso que 
Cristo quisesse ilustrar. Se fosse este o caso, então nos seria dito 
claramente que o rico era ímpio e o mendigo era justo. Mas isso não nos é
 relatado, porque, como veremos, não era isso o que Jesus ilustrar. 
Ademais, se a parábola deve ser analisada literalmente, então deveríamos
 colocar todos os pobres no Céu e todos os ricos no inferno. Irmão, são parábolas, e parábolas não tem meios reais, jamais podem entendidas literalmente.
Além 
disso, a parábola nos indica que Lázaro era do pior tipo de gente, com o
 corpo todo carcomido e cheio de chagas por uma doença terrível, 
presumivelmente a lepra. A obrigação, por Lei, de qualquer leproso (ou 
nestas condições do Lázaro da parábola) era de passar longe das demais 
pessoas e ainda gritar: “Imundo! Imundo!” (cf. Lv.13:44-46). Isto quando não eram apedrejados. Pobres criaturas!
Agora 
continue imaginando o cenário: um rico, de alta classe, de repente se 
depara com esse pobre “farrapo” de gente, com cães lambendo as feridas 
em carne viva, devorada pela lepra. Qual seria sua reação? Deixaria ele 
comer da comida ou o expulsaria dali? Lembrem-se, pessoas como o pobre 
Lázaro nem mesmo podiam chegar perto de alguma pessoa da sociedade! Quanto mais comer das migalhas de algum homem rico!
Qual 
seria sua atitude ao encontrar, na porta de sua casa um leproso, em 
tamanho avançado grau de enfermidade? Sua reação é uma incógnita, mas a 
do Rico da parábola, não. Não só o permitiu comer das migalhas, como 
também não o expulsou dali (o que estaria de acordo com a própria Lei 
dos judeus) e, além disso, pelo relato percebemos que tal fato deve ter 
durado dias de benevolência! Portanto, esse Rico da parábola não era um 
homem mau, mas bom, de coração e inclinado a fazer tal “caridade”.
Ora, se
 Lázaro por ser mendigo foi para o Seio de Abraão, por que o rico também
 não foi, uma vez que não é nenhum “pecado” ser rico e esse da parábola 
demonstrou genuína humanidade? Por que o rico também não foi salvo, se a
 parábola deve ser analisada literalmente ou se a intenção de Cristo era
 representar os homens ímpios que vão para o inferno a partir 
dessa parábola? Se essa fosse a intenção de Cristo, deveríamos esperar 
que ele narrasse um homem rico completamente desumano, ímpio, ladrão, 
que merecesse verdadeiramente um inferno para si.
Esperaríamos
 realmente a descrição de alguém que nem ao menos deixa o pobre comer 
das migalhas e que ainda o chutaria para fora, ou que consegue a sua 
riqueza por meios desonestos. Contudo, isso está muito longe de ser o 
caso! Ademais, se os salvos personificados pelo mendigo conversam com os
 ímpios no inferno, personificados pelo Rico, imaginemos, por exemplo, 
que você esteja no Céu, gozando a bem-aventurança, quando, de repente, 
você ouve gritos, e estes aumentam gradativamente.
Você 
então contempla seu parente ou amigo no inferno, com o fogo o consumindo
 por completo, sob gritos e torturas horríveis. Medite: como você se 
sentiria, vendo-o do lado de lá, um amigo ou parente nesta condição 
terrível? Afinal, se a parábola deve ser analisada literalmente, então o
 Céu e o inferno são separados por uma “parede-de-meia”, certo? Ora, é 
impossível acreditarmos numa coisa dessas, mas tal cenário insuportável é
 o que deveríamos admitir em caso de aceitar que os meios da parábola 
são literais.
Selecionei
 uma lista com apenas vinte de todos os absurdos a que chegaríamos caso 
fundamentássemos a parábola como uma doutrina bíblica:
ERROS E CONSTATAÇÕES DA ANÁLISE LITERAL DA PARÁBOLA PELOS SEUS MEIOS
1º Os mortos partem para o outro mundo não como “espíritos”, mas com o seu próprio corpo com dedos, línguas, etc.
2º Os “espíritos” sentem sede (v.24).
3º Ser
 rico é motivo de ser mandado ao inferno, apesar de ter demonstrado tão 
grande benevolência para com o pobre Lázaro e a própria parábola nada 
dizer de que o rico era um homem mau!
4º Ser
 mendigo é passaporte para o Céu, uma vez que a parábola em nada indica 
que o mendigo era um homem justo ou que cria no Senhor.
5º O Céu e o inferno ficam um bem do lado do outro (veríamos os nossos amigos ou parentes queimando lá do outro lado!).
6º Apesar
 de haver um “abismo intransponível” entre ambas as partes, os salvos 
podem ficar conversando a vontade com os ímpios que estão queimando no 
inferno (vs. 25 e 26). A comunicação entre os justos do Céu e os ímpios 
do inferno é perfeitamente possível (poderíamos ficar conversando com os
 nossos amigos ou parentes enquanto estes estão entre as chamas de um 
fogo eterno e devorador).
7º É
 possível falar perfeitamente como em uma conversa normal enquanto 
queima-se entre as chamas de um fogo verdadeiro (vs. 23-31).
8º O mediador não é Jesus, mas Abraão, para atender o chamado do rico (ver 1ª Timóteo 2:5; João 14:6; Efésios 2:18, etc).
9º Usando
 a mesma lógica que os imortalistas usam com a análise literal dos meios
 de uma parábola, concluímos que as árvores falam (cf. 2ª Reis 14:11).
10º O
 rico pedia que Lázaro molhasse apenas a língua dele enquanto queimava 
entre as chamas, ao invés de lhe dar um verdadeiro “banho de água”!
11º Se os mortos justos partem para o “Seio de Abraão” na morte, para onde partiu Abraão quando morreu?
12º Para onde iam os que morriam antes de Abraão?
13º Caim inaugurou o tormento do Hades e está queimando há seis mil anos até hoje.
14º Os
 meios de uma parábola são reais e, portanto, deveríamos chegar à 
infeliz conclusão de que Deus é um juiz mau que nem ao homem respeita 
(meios da parábola de Lucas 18:1-8).
15º Os
 meios de uma parábola são reais e, portanto, deveríamos chegar à 
infeliz conclusão de que a Bíblia aprova a prática de administração 
desonesta (meios da parábola de Lucas 16:1-12).
16º Os
 meios de uma parábola são reais e, portanto, deveríamos chegar à 
infeliz conclusão de que Deus é um homem severo que ceifa onde não 
semeou e ajunta onde não espalhou (meios da parábola de Mateus 25:24).
17º Se o Hades/Sheol é o inferno ou algum local de tormento, então Jacó foi sepultar o seu filho José no inferno (cf. Gn.37:35).
18º Se
 o Hades/Sheol é alguma “morada de espíritos”, então Davi estava 
enganando-se a si mesmo e aos outros ao escrever que são os ossos que 
descem ao Sheol (cf. Sl.141:7 – “Sheol”, no original hebraico).
19º Como
 explicar que na própria lição moral da parábola (ou seja, o que 
realmente devemos retirar dela como fonte de doutrina teológica), o 
personagem Abraão fala em “ainda que ressuscite alguém dentre os mortos” (vs. 30 e 31), confirmando que só a ressurreição é o caminho do retorno de quem morreu à existência?
20º O
 rico reconhece Abraão (v.23), o que demonstra que tinha familiaridade 
com ele, mas na própria parábola Abraão cita Moisés (v.29), que é de 
séculos posteriores.
É 
evidente, portanto, que se trata de mera parábola e como as outras 
devemos tirar dela a sua lição moral e não analisá-la literalmente e 
muito menos podemos sair por aí fundamentando importantes doutrinas 
bíblicas edificando-as sobre meios de parábolas! Assim como na parábola 
de 2ª Reis a lição não era que as árvores falam, mas cada elemento tem o
 seu devido significado, assim também o é na parábola do rico e Lázaro. O
 nosso próximo passo, então, será desvendarmos o que cada um 
representava na parábola. Antes, porém, um pequeno adendo para a refutação de outros argumentos imortalistas comumente enfrentados.
                                                     AS CONTRADIÇÕES IMORTALISTAS
As contradições imortalistas – Os imortalistas, ao
sustentarem essa parábola como sendo real e literal quando querem refutar os
mortalistas, incorrem em uma série de contradições bíblicas com a doutrina
deles mesmos. Um dos exemplos mais claros que podemos citar é a interpretação
deles sobre o “espírito” que volta a Deus após a morte. À luz da Bíblia, esse
espírito nada mais é senão o sopro de vida que volta a Deus após a morte porque
provém dEle, mas os imortalistas precisam
sustentar que esse espírito que volta para Deus é a própria alma imortal,
um ser consciente com personalidade que vai para o Céu imediatamente após a
morte. 
Sendo assim, a interpretação deles de textos como
Eclesiastes 12:7 é de que logo ao morrermos nossa alma deixa o corpo e vai para
a presença de Deus. Mas, sabendo que Deus está no Céu, como é que nesta
parábola Abraão e Lázaro estavam no Hades, que fica nas profundezas da terra e
não no Céu, como o próprio Senhor Jesus deixou claro em Mateus 11:23? Pois ele
disse: “E tu, Cafarnaum, será elevada até ao Céu? Não, você descerá até o Hades! Se os milagres que em você foram realizados tivessem
sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje” (cf. Mt.11:23).
Se o Hades não é o Céu, mas fica em oposição a este (um está “acima” de nós e outro “abaixo”) e o
espírito volta a Deus após a morte (cf. Ec.12:7), como é que Abraão, Lázaro e o
rico estavam no Hades na parábola, e não no Céu ou em alguma dimensão
celestial? Isso fica claro na própria parábola, que diz:
“No Hades, onde estava sendo
atormentado, ele olhou para cima e viu
Abraão de longe, com Lázaro ao seu
lado” (cf. Lucas 16:23)
Como vemos, o rico estava
no Hades, e não com Deus nas regiões celestiais. E Abraão, por sua vez, também não poderia estar no Céu, porque estava tão
próximo do rico que podia vê-lo e conversar com ele! Se tudo isso se
passava no Hades, que para os imortalistas é um local embaixo da terra onde
espíritos sobrevivem conscientemente à parte do corpo, como conciliar isso com
o texto de Eclesiastes 12:7, que diz que o espírito volta para Deus na morte, e
não que desce ao Hades? Na teologia bíblica mortalista é fácil responder a esta
pergunta, pois o Hades é uma figura da sepultura para onde vamos ao morrer, e o
espírito não é uma “alma imortal” ou um ser consciente e racional à parte do
corpo, mas apenas o sopro de vida de Deus. 
Mas como os imortalistas
interpretam que a alma é imortal e o espírito é uma entidade consciente, teriam
que explicar como é que o espírito sobe para Deus, como disse Salomão (cf.
Ec.12:7), Jesus (cf. Lc.23:46) e Estêvão (cf. At.7:59), e a alma vai parar no
Hades, que é onde estava Abraão e Lázaro nesta parábola. Ou eles interpretam a
parábola alegoricamente (como deveriam fazer) ou é a própria teologia deles próprios que vai por água abaixo. 
Outra passagem que refuta
a interpretação imortalista de Lucas 16 é a de Hebreus 9:27, que diz que
imediatamente após a morte segue-se o juízo, e não o Céu ou o inferno. Ou seja:
a próxima experiência consciente que alguém desfrutará após a morte será o
imediato encontro com o tribunal de Cristo (para os justos) ou o grande trono
branco (para os ímpios). Mas nessa parábola contada por Cristo não há qualquer menção ao juízo seguindo-se
à morte. Não é nos dito que o rico morreu, foi julgado e depois condenado a
sofrer no Hades, mas que ele foi direto para
o Hades. Sendo assim, ou o autor de Hebreus errou ao dizer que logo após a
morte vem o juízo, ou a parábola não é uma história real contada por Jesus, mas
uma alegoria. 
Ora, sabemos que este
juízo só ocorrerá na volta de Jesus (cf. 2Tm.4:1) e que os ímpios só serão
julgados após o término do milênio (cf. Ap.20:11-15), seguindo-se, portanto,
que o rico não foi literalmente enviado ao Hades conscientemente para ser
atormentado, mas espera o dia do juízo, que é de fato a próxima experiência que
alguém tem depois de morrer. Portanto, as verdades literias da Bíblia anulam
qualquer possibilidade de essa parábola ser um acontecimento real ou retratar
algo que de fato ocorra com alguém após a morte, e de quebra põe a própria
teologia imortalista em confusão consigo mesma.
REFUTANDO CONTRA-ARGUMENTOS
A 
contra-argumentação mais famosa utilizada pelos imortalistas é que, 
mesmo que Lucas 16 seja uma parábola e não necessariamente precise 
relatar meios literais, a imortalidade da alma deve mesmo assim ser 
considerada através desta passagem porque Jesus não iria “confundir” os 
seus ouvintes judeus incrédulos, que poderiam pensar que realmente 
aquele estado intermediário existia. Para eles, se aquela descrição da 
parábola fosse fictícia, isso causaria enorme confusão na mente daquelas
 pessoas e muitos poderiam tomar aquilo como sendo um retrato da 
verdade. A vista deste argumento, temos que fazer as seguintes 
considerações:
1º Em primeiro lugar, o povo daquela época, diferentemente do atual, já estava habituado com
 o uso de parábolas e sabiam que elas não poderiam ser levadas ao pé da 
letra. Jesus só lhes falava por meio de parábolas (cf. Mt.13:34), e, se 
eles fossem literalizar cada uma delas, poderiam ter depreendido vários 
erros teológicos dos quais já constatamos aqui, como, por exemplo, a 
alegação de que Deus é um juiz ímpio (cf. Lc.18:2), que colhe onde não 
semeou (cf. Mt.25:24), que obriga as pessoas a irem para o Céu (cf. Lc.14:23), ou que aprova a prática da administração desonesta (cf. Lc.16:8). Mas nunca vemos
 alguém acusando Jesus por insinuar que ele aprovava a administração 
desonesta, que colocava um caráter ímpio em Deus ou que não respeitava a
 nossa própria liberdade. Portanto, podemos perceber claramente que o próprio povo da época entendia que as parábolas não podiam ser interpretadas literalmente.
 Se eles não faziam isso com as outras parábolas, também não iriam 
aplicar este princípio na do rico e Lázaro para serem “confundidos”!
2º Em segundo lugar, se
 Jesus não poderia fazer uso dessa parábola em função da “confusão” que 
causaria em seus ouvintes, então ele não obteve tanto sucesso, visto 
que o Hades que ele mencionou era totalmente diferente daquele que é crido hoje pelos imortalistas.
 Por exemplo, na parábola Céu e inferno ficam lado a lado, já na 
teologia imortalista ficam em dimensões diferentes. Na parábola, os 
salvos e os perdidos conversam numa boa, já na teologia imortalista não 
há contato entre os salvos e perdidos que se foram. Na parábola, o rico 
tinha um corpo físico com língua, dedos, e sentia sede. Já na teologia 
imortalista, é apenas um espírito incorpóreo que desce ao Hades. Sendo 
assim, se este argumento imortalista realmente procede, certamente se 
volta contra eles mesmos quando analisado mais de perto.
3º Em terceiro lugar, temos que ressaltar que Jesus não estava contando essa parábola aos incrédulos (multidão), mas aos seus próprios discípulos.
 Isso por si só já fulmina com esse argumento imortalista, pois, se 
Cristo contou essa parábola aos seus próprios discípulos (e estes já 
estavam muito bem doutrinados por Cristo), não haveria possibilidades de
 “confundir a multidão” que vivia em trevas. Podemos perceber que Jesus 
falava em particular com os seus discípulos e não com toda a multidão 
através da leitura do verso seguinte, que deixa claro que Jesus estava 
falando “aos discípulos” – Lucas 17:1. Temos que lembrar 
que o original da Bíblia não continha a divisão por capítulos e 
versículos, e, portanto, Lucas 17:1 era simplesmente a continuação 
direta e imediata do relato descrito até o verso 31 em Lucas 16, que 
deixa evidente que a conversa era entre Jesus e seus discípulos, e não 
entre Jesus e a multidão.
4º E,
 em quarto lugar, devemos lembrar que seus discípulos, evidentemente, já
 eram muito bem doutrinados por Cristo, e portanto não teriam qualquer 
problema com essa parábola. O pastor adventista Valdeci Junior costuma 
contar aos seus ouvintes uma história semelhante a que Jesus contou em 
Lucas 16:19-31, dizendo:
«Certa
 vez, morreram, na mesma hora, em lugares diferentes mas não muito 
distante um do outro, dois homens. O primeiro era um senhor simples, sem
 estudos, motorista de ônibus na pequena região onde morava. Era 
conhecido de todos, principalmente pela má execução de sua tarefa 
profissional. Era muito, mas muito barbeiro. Foi assim a vida toda, até 
que morreu em acidente de transito. O segundo homem era o pastor da 
cidadela.
Pois
 bem, chegaram na porta do céu praticamente juntos. São Pedro atendeu 
primeiro o motorista. No questionário de admissão para entrar no céu, 
quando São Pedro queria saber quem ele era, aquele homem começou a 
explicar: eu sou aquele conhecido motorista de ônibus, da empresa tal, 
de tal cidade, e tal e tal... Ah, ta! Disse São Pedro. Você é o 
motorista barbeiro! “Justamente”, respondeu o homem! Pois bem! Disse São
 Pedro. Entre! O Céu é todo seu!
O
 pastor, que estava assistindo a entrevista enquanto esperava para ser 
também atendido, pensava: “Se este homenzinho foi admitido ao Céu, 
imagine eu, o pregador”.
São Pedro se virou para o pastor: “Você é o próximo?”
“Sim”, respondeu o pastor, todo empolgado: “Sou o pastor, da mesma cidade deste barbeiro que acabou de entrar...”
São Pedro cortou: “Olha, eu sei quem você é. Infelizmente, você não tem entrada livre ao Céu. Não poderá ficar aqui”.
“Mas
 como?”, contestou o pastor. “Este homenzinho ignorante, iletrado, que 
fazia seu trabalho mal feito, que não pregava, que vivia dando prejuízo 
pra empresa, que sempre deixava todos os seus passageiros tensos e 
temerosos, vai entrar no Céu, e eu, o pregador, que vivia na igreja, que
 falava da palavra de Deus, que procurava deixar todos em paz, não 
poderei entrar?”
“É
 justamente nesta diferença que está a razão da rejeição de sua entrada 
em face da admissão do motorista”, respondeu São Pedro.
“Não entendi”, disse o pregador.
O
 apóstolo porteiro do Céu explicou: “É que enquanto você estava na 
igreja, com seus sermões sem vida, colocando todos os seus fiéis para 
dormir, o motorista estava colocando todos os seus passageiros para 
rezar”»
Depois 
que ele conta a história, ainda antes de revelar ao auditório qual será o
 assunto do dia, começa a perguntar às pessoas quais são as lições que 
elas tiraram desta história. É interessante notar alguns pontos da 
reação do auditório. Assim que termina a história, os ouvintes sorriem e
 vão fazendo a lista das lições aprendidas:
“Nem todo o que me diz Senhor, Senhor entrará no reino dos céus”
“Os simples também têm entrada no Céu”
“É melhor a devoção do que o formalismo”
“Ser pastor não garante a salvação”
“O pregador deve fazer bons sermões”
“O Céu não admite só pela aparência”
“As aparências enganam”
“Devemos vigiar e orar”
E por aí vai...
Interessante é que absolutamente ninguém até hoje diz que viu nesta história lições como:
“São Pedro está lá na porta do Céu esperando por nós”
“Antes de entrarmos no Céu teremos que passar por uma entrevista”
“Assim que morremos chegamos ao Céu”
“Pode ser que cheguemos à porta do Céu e não sejamos admitidos”
“A alma é imortal”
Ninguém
 se escandaliza por isso ou ridiculariza a história. Esperam então que 
ele introduza o assunto da palestra baseado em alguma das lições que 
conseguiram tirar dela. Começam a imaginar qual será o tema da noite. 
Jamais pensam que ele iria falar da parábola do rico e do Lázaro. Ele se
 aproveitou de uma crendice popular apenas como um cenário onde se passava uma historia inventada, a fim de ensinar algumas lições. Por que?
1º O auditório sabe que esta não é uma historia verdadeira.
2º Eles conhecem a crendice popular de que quem morre vai pro Céu, e na entrada encontra São Pedro.
3º Eles
 não creem nesta crendice como doutrina. Sabem que isto não é verdade 
(ele já conhece o auditório e sabe que eles creem como ele crê, sobre o 
destino do homem após a morte).
4º O
 auditório vai conseguir captar as lições que ele quer ensinar com mais 
facilidade, pois, através de uma metáfora, está figurando o ensino. Isto
 é didática. A primeira vez que ele ouviu esta historia, ela foi contada
 por um palestrante que não cria na imortalidade da alma, para um 
publico que também não cria. Na ocasião, todos entenderam a mensagem. A 
questão de mortalidade ou imortalidade nem foi cogitada por ninguém. Não
 era este o assunto.
Isto 
foi o que Jesus fez. Ele se utilizou de um cenário popular como um fundo
 fictício onde se passava a parábola do rico e Lázaro, na qual ele 
ensinou aos seus discípulos as lições morais que iremos analisar a 
partir de agora. Isso obviamente não confundiria os discípulos nem a 
ninguém que entendesse um pouco de Bíblia para saber que a natureza 
humana é holista, que a morte é a cessação da existência e a 
ressurreição é o antídoto para a vida eterna, tanto quanto a palestra do
 pastor Valdeci Junior, que vimos acima, não levou ninguém a tirar a 
conclusão de que aquela história ensina a imortalidade da alma, nem 
tampouco chegou a “confundir” alguém.
O SIGNIFICADO DOS ELEMENTOS DA PARÁBOLA
O homem rico representava a nação judaica, que se orgulhava de se auto-considerar “os filhos de Abraão” (cf.
 Jo.8:33). Eram o povo escolhido de Deus, a nação eleita, sacerdócio 
real, tinham a Lei de Deus, os Mandamentos, eram os filhos legítimos de 
Abraão. Deus lhes computou todas as responsabilidades do Reino como os 
Seus filhos, como a Sua nação eleita.
Contudo,
 rejeitaram o Messias, rejeitaram o Filho de Deus encarnado, preferiram 
seguir os seus caminhos e as suas tradições, fundamentando-as na 
segurança de serem os filhos de Abraão, a nação de Jeová e, portanto, os
 filhos legítimos do Reino. Em contraste, como eles consideravam os 
gentios? Os consideravam como os coitados, considerados como cães, 
imundos e indignos do favor do Céu, pelos judeus. Não foram os 
“escolhidos de Deus”, eram, portanto, os “Lázaros espirituais”.
Enquanto
 os judeus receberam tudo de bom nesta vida, recebendo o favor de Deus 
como a nação eleita e sacerdócio real, para lhes ser computada como 
justiça, os gentios (representados pelo mendigo Lázaro) eram os “pobres”
 do Reino. Ficavam para trás, o máximo que faziam era “comer as 
migalhas” daqueles que faziam parte do Reino, os judeus, representados 
pelo Rico.
Como o 
rico, os judeus não estendiam a mão para auxiliar os gentios em suas 
necessidades espirituais. Permitia apenas comer das migalhas. Cheios de 
orgulho, consideravam-se o povo escolhido e favorecido de Deus; contudo,
 não serviam nem adoravam a Deus. Depositavam confiança na circunstância
 de serem filhos de Abraão, dizendo: “Somos descendência de Abraão” (cf. Jo.8:33), e diziam isso orgulhosamente.
Assim, 
foram os judeus comparados ao homem Rico da parábola, pelo fato de que 
possuíam as riquezas do evangelho, mas, no entanto, não cumpriram a 
vontade de Deus a respeito deles, que era de ser a luz dos gentios. No 
campo religioso, os pobres gentios pegavam mesmo apenas as migalhas. Uma
 cena que exemplifica bem esse quadro encontra-se no evangelho de 
Mateus:
“E,
 partindo Jesus dali, foi para as bandas de Tiro e Sidom. E eis que uma 
mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou dizendo: Senhor, 
filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está 
miseravelmente endemoniada. Mas Ele não lhe respondeu palavra. E os 
discípulos, chegando ao pé dEle, rogaram-lhe dizendo: Despede-a, que vem
 gritando atrás de nós. E Ele respondendo disse: Eu não fui enviado 
senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então chegou ela e adorou-O
 dizendo: Senhor, socorre-me. Ele porém, respondendo disse: Não é bom 
pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, 
Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
 Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé: Seja 
isto feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha
 ficou sã” (cf. Mateus 15:21-28).
Aquela 
mulher cananéia (gentios) também queria compartilhar das “migalhas” da 
mesa, assim como o mendigo Lázaro. Uma descrição perfeita daquele 
cenário. O que Jesus fez? Elogiou a sua fé. Apesar de ele ter sido 
chamado para a “casa de Israel”, ficou impressionado com a fé dos 
gentios, pois “nem mesmo em Israel encontrou tamanha fé”. Aquela gentia 
contentava-se em comer das migalhas da mesa, como é o caso de Lázaro na 
parábola.
Outro 
exemplo disso encontra-se em Mateus 8:5-13. Nesta experiência, o 
centurião expressou exatamente o que os judeus pensavam dos gentios: “Não sou digno de que entreis em minha casa”(v.8). No entanto, o centurião demonstrou grande fé quando disse: “Diga somente uma palavra e meu criado sarará” (v.8). Jesus curou o servo daquele gentio e publicamente elogiou sua fé com estas palavras: “Nem mesmo em Israel encontrei tanta fé” (v.10), e, por fim, assegurou que muitos gentios irão se assentar na mesa com Abraão (cf. Gl.3:27-29; Rm.10:12).
Apesar 
de serem considerados “a descendência de Abraão”, os gentios 
demonstravam uma fé muito superior do que a dos próprios israelitas! 
Embora estes fossem “os ricos do Reino”, devendo ser a luz das nações e 
os reis da terra deveriam caminhar vendo a glória de Deus que paira 
sobre eles (cf. Is.60:3), não aproveitaram essa sua riqueza. Os gentios,
 contudo, mesmo sendo os “Lázaros espirituais”, desprezados pelos judeus
 por não serem os “filhos de Abraão”, demonstraram uma fé muito superior
 a dos próprios judeus.
No 
pátio do Templo de Jerusalém havia uma linha demarcatória que, no caso 
de ali algum gentio passar, morria imediatamente (cf. At.21:29), isso 
porque eram considerados indignos pelos judeus de cultuar a Deus no Seu 
Templo. Portanto, Cristo quis ensinar nesta parábola que os judeus 
(Rico) banqueteavam-se na mesa da verdade, enquanto os gentios (Lázaro),
 eram como os cachorrinhos que procuravam a todo custo apanhar ao menos 
das migalhas do evangelho.
E, de fato, eles passaram a fazer parte da mesa de Deus, unidos em “um só povo” (cf.
 Jo.11:52). Isso serviu de lição moral ao grupo dos fariseus, que eram 
exatamente aqueles a quem Cristo condenava nesta parábola (v.14,15). A 
maior prova de que o Rico (nação judaica) recebeu “seus bens em sua 
vida”, como nos informa a parábola, foi o fato de ter sido chamada para 
ser o sacerdócio real de Deus na Terra, nação santa, peculiar.
Sobre 
ela o Senhor dispensou, por séculos, bênçãos sem limites, além de 
dar-lhes uma terra onde mana leite e mel e, finalmente, deu-lhes o 
próprio Messias, o Salvador. A reação do rico (judeus), contudo, foi 
esta: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (cf.
 Jo.1:11). Os judeus, portanto, rejeitaram o Messias (o Rico morre). 
Assim sendo, perderam a soberania divina sobre as demais nações.
O 
evangelho haveria de ser então anunciado em seu poder aos gentios 
(Lázaro), a fim de que também eles participassem da mesa do Reino. Não 
comeriam mais migalhas da mesa do Senhor, mas fariam parte do banquete 
do Reino (cf. Lc.13:29). O que Jesus faz? Ele tira do próprio Abraão, 
sobre o qual aquela nação judaica se orgulhava em sua chamada 
“superioridade”, as palavras que este haveria de ter dito em pessoa: “Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite” (cf. Lc.16:31).
Essa é a
 lição moral da parábola. Nada, nem mesmo uma ressurreição, poderia 
converter aquela nação novamente. Tornaram-se cegos espirituais, 
cavaram-se a si mesmo um abismo intransponível entre eles e Deus, entre 
eles e a salvação (cf. Lc.16:26). A parábola, portanto, não deve ser 
interpretada literalmente pelos seus meios fundamentando-a como 
doutrina, pelo contrário, tem cada elemento o seu devido significado ao 
exemplo das outras parábolas que também não apresentam meios literais, 
mas uma verdade moral por detrás de um cenário fictício.
Ele 
contou a parábola do Rico e do Lázaro, em que o homem rico representava o
 próprio povo judeu que teve todas as oportunidades nesta vida, mas a 
desperdiçou, enquanto, em contraste, os gentios (representados por 
Lázaro na parábola) eram os “Lázaros espirituais”, desprezados pelos 
judeus, mas que desfrutariam de muito maior bem-aventurança do que a 
própria nação judaica que se autoproclamava os “filhos de Abraão”. O 
quadro todo representava aquela nação judaica que se orgulhava por serem
 os filhos de Abraão escolhidos de Deus (representados pelo Rico), 
quando, na verdade, os que são da fé é que são os verdadeiros filhos de 
Abraão (representados pelo pobre Lázaro), como disse o apóstolo Paulo: “Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, estes é que são filhos de Abraão” (cf. Gl.3:7).
Por fim, a lição moral da parábola é que, “se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite” (cf.
 Lc.16:31). Os fariseus desprezavam Jesus, não acreditavam nele, o 
perseguiam, apesar de todos os feitos milagrosos de Cristo, incluindo o 
de ressuscitar os mortos. Jesus havia ressuscitado exatamente um homem 
chamado Lázaro (cf. Jo.11:43,44), que havia voltado à vida após quatro 
dias em que esteve morto, mas nem mesmo assim os fariseus acreditaram 
nele, e ainda continuavam a o perseguir!
Os que 
não escutam Moisés e os profetas também não vão acreditar em Cristo, nem
 mesmo se os mortos ressuscitarem. De fato, essa verdade foi ainda mais 
ressaltada pela reação dos dirigentes dos judeus quando Jesus 
ressuscitou Lázaro, no relato de João 11. Ao invés de eles passarem a 
acreditar em Cristo, começaram a persegui-lo ainda mais do que antes:
“Depois
 os principais dos sacerdotes e os fariseus formaram conselho, e diziam:
 Que faremos? Porquanto este homem faz muitos sinais. Se o deixarmos 
assim, todos crerão nele, e virão os romanos, e tirar-nos-ão o nosso 
lugar e a nação (...) Ora, os principais dos fariseus tinham dado ordem 
para que, se alguém soubesse onde ele [Jesus] estava, o denunciassem, 
para o prenderem” (João 11:47-48,57)
“E
 os principais dos sacerdotes tomaram a deliberação para matar também a 
Lázaro; porque muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus” (João 12:10-11)
Então, 
Cristo ensina que para aqueles que se proclamavam os “filhos de Abraão”,
 nenhuma prova – nem mesmo sequer uma ressurreição, como foi a de Lázaro
 – os fariam mudar de opinião e converter-se. O próprio Abraão que os 
condenava!
Jesus 
não estava dizendo que literalmente algum morto teria que voltar a vida 
para contar sobre os tormentos do Hades, convertendo assim aquela nação 
judaica, pois a Bíblia traz um relatório de sete pessoas que foram 
levantadas dentre os mortos (cf. 1Rs.17:17-24; 2Rs.4:25-37; Lc.7:11-15; 
8:41-56; At.9:36-41; 20:9-11), mas absolutamente nenhuma delas teve uma 
experiência de pós-morte para compartilhar. Lázaro, que foi trazido à 
vida após quatro dias morto não teve nenhuma experiência fora do corpo, e
 muito menos alguma “mensagem” para trazer a família nenhuma.
O que 
Jesus estava fazendo era uma exortação à comunidade: ouvirem a Moisés e 
aos profetas (i.e, a Escritura da época), antes que seja tarde demais.  
Isso porque as tradições humanas daquele povo já estavam se sobrepondo a
 “Moisés e os profetas”, já estavam tomando o lugar da Sagrada Escritura
 (cf. Mc.7:13). Se considerando filhos de Abraão (Rico) que são 
beneficiados no banquete do Reino de Deus, desprezavam os gentios 
(Lázaro), que tinham que comer das migalhas que caíam de suas mesas. Mas
 este quadro estava se revertendo. A partir do período da Graça, eram os
 gentios que desfrutariam das bem-aventuranças do Reino, ao passo que 
aqueles que se apoiavam na descendência natural de Abraão seriam 
condenados pelo próprio Abraão.
CONCLUSÃO
A 
parábola apresenta através de meios não-literais (fictícios) diversos 
princípios morais que estavam sendo rejeitados pelos judeus da época de 
Cristo, em especial o repúdio aos gentios, que haveriam de desfrutar 
muito maior bem-aventurança que os próprios judeus. Eles “virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus” (cf. Lc.13:29), junto a Abraão e os patriarcas (cf. Lc.13:28), enquanto os incrédulos ficarão de fora:
“Ali
 haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e 
Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora. E virão
 do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à 
mesa no reino de Deus” (cf. Lucas 13:28-29)
O quadro descrito em Lucas 13:28-29 é tipificado na
 parábola do Rico e Lázaro. Na parábola, o pobre, representando a 
multidão de gentios convertidos, está ao lado de Abraão (cf. Lc.16:22), 
exatamente como em Lucas 13:28, ao passo que os incrédulos estão de fora do Reino,
 o que também é tipificado na parábola (cf. Lc.16:23). Assim como em 
Lucas 13:28-29, na parábola os gentios convertidos representados por 
Lázaro desfrutam das bem-aventuranças do Reino como em um verdadeiro 
banquete, após terem desfrutado apenas das “migalhas” enquanto estiveram
 aqui na terra (cf. Lc.16:21).
Sendo assim, podemos dizer que a parábola do Rico e Lázaro é uma tipificação do
 ensino de Cristo descrito em Lucas 13:28-29, mas com maior riqueza de 
ensinos morais a serem obtidos dela, como vimos acima. Note que o verbo 
em Lucas 13:28-29 está em todo o momento no tempo futuro. Cristo diz que “haverá” choro e ranger de dentes (v.28), e não que está havendo choro e ranger de dentes. Da mesma forma, diz que muitos virão do oriente e do ocidente para fazerem parte do Reino, e não que já estejam lá (v.29). Eles se assentar-se-ão à mesa de Deus, como em um acontecimento futuro (v.29).
Portanto, aquilo que acontecerá futuramente foi tipificado na
 parábola do Rico e Lázaro, não de forma literal, mas com a 
personificação dos personagens ali citados e transmitindo um ensinamento
 moral aos seus discípulos. A parábola em si não é a descrição de como 
será o pós-vida, mas uma tipificação desta.  Na parábola é tipificado aquilo que virá a ser,
 isto é, gentios de todas as nações fazendo parte do Reino junto a 
Abraão, incrédulos de fora, reforço ao apego às Escrituras (“Moisés e os
 profetas” – cf. Lc.16:31) e a rejeição à incredulidade dos líderes dos 
judeus. De fato, à exemplo da lista de lições aprendidas na história do 
pastor Valdeci Junior, podemos listar também aquilo que aprendemos com a
 parábola do Rico e Lázaro:
1º Que,
 diferentemente dos fariseus que pensavam que as riquezas eram um sinal 
da aprovação divina (e estes eram extremamente apegados ao dinheiro - 
cf. Lc.16:14), haverão homens ricos (v.19) que estarão de fora do Reino 
(vs.22-23).
2º Que,
 diferentemente da crendice popular de que a pobreza e a doença eram 
coisas do diabo, haverão homens extremamente pobres e doentes que serão 
salvos (vs.20-21).
3º Que os gentios que na época comiam apenas das migalhas passarão a desfrutar da mesa do Reino de Deus ao lado de Abraão (v.21).
4º Que o simples fato de se apoiar na descendência natural de Abraão em nada significa que é realmente filho de Deus (v.24).
5º Que os que desprezam a Cristo estão cavando para si mesmos um “abismo intransponível” entre eles e Deus (v.26).
6º Que
 nem todo aquele que reivindica para si mesmo o direito de ser chamado 
filho de Abraão ou de Deus é realmente um convertido (vs.24-25).
7º Que a ressurreição é o único caminho para quem morreu voltar à existência (v.31).
8º Que
 até mesmo um grande sinal miraculoso como ressuscitar os mortos não é 
suficiente para fazer que os descrentes creiam em Cristo Jesus 
(vs.30-31).
9º Que a oportunidade de salvação se limita ao “hoje”, e não depois da morte, quando nada mais pode ser feito (v.s.24-31).
10º Que a Sagrada Escritura (“Moisés e os profetas” – v.31) é o único meio através do qual um incrédulo pode se se arrepender e se converter de seus maus caminhos.
Na parábola
 do Rico e Lázaro, Cristo mostra que é nesta vida os homens decidem seu 
destino eterno, porque, depois, será apenas por meio da ressurreição que
 voltaremos à existência (cf. Lc.16:31) e seremos ressurretos para a 
vida eterna ou para a condenação (cf. Jo.5:28-29), de acordo com os atos
 praticados em vida (cf. 2Co.5:10), sem segunda chance após a morte (cf.
 Hb.9:27). Durante o presente momento, essa salvação é oferecida por 
Deus a toda criatura, sem distinção entre ricos e pobres, judeus ou 
não-judeus. Mas, se os homens desperdiçam as oportunidades se apoiando 
em tradições humanas antes que nas Escrituras, acabam por si mesmos 
cavando entre eles e Deus um abismo intransponível.
Paz a todos vocês que estão em Cristo.
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