Lições Bíblicas CPAD – Adultos – 2º
Trimestre de 2016
Título: Maravilhosa
Graça — O Evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos – Comentarista:
José Gonçalves
Lição 4: Os
benefícios da Justificação
TEXTO ÁUREO
“Mas Deus
prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda
pecadores” (Rm 5.8).
VERDADE
PRÁTICA
A
justificação pela fé em Cristo nos libertou de Adão, símbolo do velho homem,
para nos colocar em Cristo, onde fomos feitos uma nova criação.
LEITURA DIÁRIA
1Co 15.21 - O pecado
entrou no mundo mediante a Queda de um único homem:
21 Porque assim como a morte veio
por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
1Co 15.22 - Todos
morreram em Adão e só podem ser vivificados em Jesus:
22 Porque, assim como todos morrem
em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
Rm 5.13 - O pecado só pode ser imputado havendo a lei:
13 Porque
até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo
lei.
Rm 5.15 - A suprema eficiência da redenção em Jesus Cristo:
15 Mas não
é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram
muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem,
Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
Rm 5.17 - O pecado
trouxe morte, mas Cristo trouxe a graça divina: 17 Porque,
se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a
abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus
Cristo.
Rm 5.21 - A graça e a
justiça reinam por intermédio de Cristo:
21 Para que, assim como o pecado
reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por
Jesus Cristo nosso Senhor.
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Romanos
5.1-12.
1 — Sendo,
pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; 2
— pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes;
e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
3 — E não
somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a
tribulação produz a paciência; 4 — e a paciência, a experiência; e a
experiência, a esperança.
5 — E a
esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso
coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.
6 — Porque
Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
7 — Porque
apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse
morrer.
8 — Mas Deus
prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda
pecadores.
9 — Logo,
muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da
ira.
10 — Porque,
se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho,
muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
11 — E não
somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo,
pelo qual agora alcançamos a reconciliação.
12 — Pelo
que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim
também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
HINOS
SUGERIDOS
90, 310 e
400 da Harpa Cristã.
OBJETIVO
GERAL
Esclarecer
que a justificação pela fé em Cristo nos libertou da lei do pecado e nos fez
novas criaturas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo, os
objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I. Apresentar
as bênçãos decorrentes da justificação;
II. Mostrar
as bênçãos do amor trinitário;
III. Explicar
as bênçãos decorrentes na nova criação.
INTERAGINDO
COM O PROFESSOR
Professor,
você já parou para refletir a respeito das bênçãos decorrentes da justificação
pela fé? Pare e pense no que Cristo fez por você. Louve ao Salvador. Adore-o
pela sua graça e redenção. O Filho de Deus assumiu o castigo que era nosso. Ele
tomou sobre si a nossa condenação. Na cruz Cristo cumpriu a nossa pena nos
justificando perante o Pai e fazendo de nós novas criaturas. Ele nos libertou
da lei do pecado. Uma vez livres e justificados pela fé temos paz com Deus (Rm
5.1: 1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz
com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;)
e acesso à
graça (Rm 5.2: 2 Pelo qual também temos entrada
pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da
glória de Deus.).
Como
pecadores jamais poderíamos pagar a nossa dívida para com o Pai. Quando pela fé
recebemos o perdão de Deus, a culpa que perturbava as nossas consciências foi
substituída pela graça e misericórdia divina.
COMENTÁRIO / INTRODUÇÃO
Nos quatro
primeiros capítulos da Epístola aos Romanos, Paulo já havia escrito a respeito
das origens e das bases da nossa justificação. Faltava agora falar dos
resultados dessa justificação.
Que
benefícios ela nos trouxe?
Quais seriam
as bênçãos a ela associada?
Paz,
alegria, esperança são algumas dessas bênçãos associadas à justificação.
Todavia,
Paulo vai além, ele mostra que tudo isso só foi possível porque Deus nos fez
participante de uma bênção maior — sermos parte da nova criação. Esse fato será
mostrado através do contraste feito entre Adão, símbolo da velha criação e
Cristo, o segundo Adão, cabeça de uma nova criação.
PONTO
CENTRAL
A
justificação pela fé nos concede muitos benefícios.
I.
A BÊNÇÃO DA GRAÇA JUSTIFICADORA (Rm 5.1-5)
1. Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos
paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; 2. Pelo qual também temos entrada
pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da
glória de Deus.
3. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas
tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, 4. E a paciência a
experiência, e a experiência a esperança.
5. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Romanos 5:1-5
5. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Romanos 5:1-5
1. A bênção
da paz com Deus. No capítulo
cinco de Romanos, Paulo mostra os benefícios da justificação pela fé logo no
primeiro versículo: “Sendo, pois,
justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo”. O
uso que Paulo faz da palavra paz aqui é diferente daquele usado no mundo
antigo. No geral, o termo significava ausência de guerra. Porém, Paulo se
refere ao vocábulo paz conforme ele aparece no Antigo Testamento e cujo
significando era a salvação dos piedosos, prosperidade e bem-estar.
Embora os
manuscritos mais aceitos do original grego tragam a palavra tenhamos em
vez de temos, os teólogos concordam que o argumento de Paulo aqui é a
paz como efeito imediato dessa justificação. Assim sendo essa paz deve ser
desfrutada aqui e agora. Robertson, erudito em grego bíblico, traduz essa
expressão como gozemos de paz com Deus. Portanto, uma paráfrase das
palavras de Paulo ficaria da seguinte forma: “Já que fomos justificados por
meio da fé, desfrutemos, pois, dessa paz com Deus”. Deus tem paz para todos os
que foram justificados em Cristo Jesus e deseja que desfrutemos dela.
2. A bênção
de esperar em Deus. Antes de
falar da bênção de esperar em Deus, Paulo fala como se deu esse acesso: “Pelo qual também temos entrada pela fé a
esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de
Deus” (Rm 5.2). A fé no Cordeiro de Deus nos abriu a porta da graça.
Observe o comentário que William Barclay faz a respeito desse texto: “O próprio
Jesus nos introduz na presença de Deus; nos abre a porta de acesso à presença
do Rei dos reis. E quando se abre essa porta o que encontramos é a graça;
não condenação, nem juízo, nem vergonha; senão o intocado e imerecido amor de
Deus”. A porta se abriu para a
esperança. No contexto de Romanos, esperança significa enfrentar o tempo
presente, com todos os seus desafios, porque se tem certeza quanto ao futuro. O
futuro não é algo mais desconhecido, porque a fé em Jesus nos tornou
participantes do seu reino.
3. A bênção
de sofrer por Jesus. Na lista
dos benefícios ou bênçãos vindos da cruz encontramos uma que, no contexto
atual, escandaliza muita gente. Paulo tem no sofrimento uma motivação
para se gloriar! “E não somente isto,
mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a
paciência, e a paciência a experiência; e a experiência, a esperança” (Rm 5.3,4 E não
somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a
tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a
esperança. Romanos
5:3,4). A palavra grega thlipsis, traduzida em português como tribulação,
significa pressões, dificuldades e sofrimentos. Que tipo de fé era essa que se
alegrava no sofrimento? Era a fé pura, sem os resquícios da Teologia da
Prosperidade, sem os paliativos espirituais criados para entreter os cristãos
modernos.
SÍNTESE
DO TÓPICO (I)
Com
a justificação pela fé recebemos a bênção da paz com Deus.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Inicie
o tópico fazendo a seguinte indagação: “Quais são as bênçãos decorrentes da
justificação?”. Incentive a participação de todos e ouça os alunos com atenção.
Em seguida copie no quadro o esquema abaixo. Utilize-o para mostrar aos alunos
algumas das bênçãos decorrentes da justificação. Leia e discuta as referências
bíblicas com os alunos.
II.
AS BÊNÇÃOS DO AMOR TRINITÁRIO (Rm 5.5-11)
1
|
TENDO
sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus
Cristo;
|
2
|
Pelo
qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos
gloriamos na esperança da glória de Deus.
|
3
|
E não
somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a
tribulação produz a paciência,
|
4
|
E a
paciência a experiência, e a experiência a esperança.
|
5
|
E a
esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em
nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
|
6
|
Porque
Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
|
7
|
Porque
apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse
morrer.
|
8
|
Mas
Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós
ainda pecadores.
|
9
|
Logo
muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele
salvos da ira.
|
10
|
Porque
se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho,
muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
|
11
|
E não
somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo,
pelo qual agora alcançamos a reconciliação.
|
1. O amor
que o Pai outorga. A visão que
Paulo possui a respeito do Senhor é muito diferente da do judaísmo dos seus
dias. O Deus que Paulo está revelando em suas epístolas é amor. Por isso, muito
diferente daquele que os judeus conheciam. A expressão amor de Deus, que
aparece em Romanos 5.5: E a
esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos
corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.), no original está no caso genitivo, indicando origem ou posse.
Deus é a origem e a fonte do amor. Embora o antigo Israel houvesse quebrado a
aliança, sendo digno de punição, Deus em seu amor infinito o procura para uma
reconciliação. Esse é o amor que perdoa. O Deus da teologia paulina ama suas
criaturas e como prova maior desse amor enviou seu Filho para morrer por elas
(Jo 3.16: 16 "Porque
Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele
crer não pereça, mas tenha a vida eterna.). A
justificação pela fé nos dá uma nova percepção da pessoa de Deus e seus
atributos, e essa percepção mostra que Ele é amor.
2. O amor
que o Espírito distribui. Deus é a
fonte do amor e o Espírito Santo é quem o instrumentaliza na vida do crente.
Paulo diz que o amor de Deus está “[...]
derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5.5b).
O apóstolo tem em mente a profecia de Joel 2.28 (28 E há de ser que, depois derramarei o meu
Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os
vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.) e o evento de Pentecostes em Atos dos Apóstolos 2.44
(4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e
começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que
falassem.), onde há a infusão do Espírito
Santo sobre os crentes. Há alguns fatos interessantes com o tempo verbal grego
(tempo perfeito) da palavra ekchéo,
traduzida aqui como derramar. Esse verbo enfatiza uma ação passada, mas
que continua com os efeitos no presente. É como se ele dissesse, “o amor de
Deus foi derramado em nossos corações no passado quando cremos no Senhor, mas
seus efeitos continuam vivos no presente”. Temos, pois, razão para amarmos
porque o Espírito Santo faz-nos viver esse amor.
3. O amor
que o Filho realiza. O amor é
originário do Pai, operacionalizado pelo Espírito e realizado pelo Filho.
Cristo é a manifestação suprema do amor de Deus (Rm 5.6-8: 6. Porque
Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
7. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois
poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
8. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que
Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:6-8). Se quisermos conhecer o amor de Deus, basta
olharmos para Cristo, o bendito Filho de Deus.
SÍNTESE
DO TÓPICO (II)
Com
a justificação pela fé recebemos a bênção do amor trinitário.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
“O amor divino derramado em nós
(5.5b)
Temos
a força que energiza a nossa esperança que é ‘o amor de Deus derramado em
nossos corações pelo Espírito Santo’. Esse amor só é derramado sobre um coração
justificado. O interessante desse versículo é o destaque ao amor que Deus tem
por nós, e não o amor que temos para com Ele. Descobrimos também neste
versículo a participação das três Pessoas da Trindade na nossa justificação.
Clifton J. Allen, em seu Comentário aos Romanos, escreve sobre isto: ‘As três
Pessoas da Trindade têm sua parte na nossa salvação. Deus nos justifica por
causa da nossa fé. Sua justiça se torna possível por causa da redenção dada por
Cristo. O Espírito Santo nos torna cônscios da nossa necessidade, faz com que
exerçamos a fé, e faz transbordar os nossos corações com o amor de Deus. O amor
de Deus satisfaz a terna afeição do coração ou corresponde ao desejo do
coração’. Portanto, recebemos o amor de Deus em nossos corações e somos
transbordados de alegria, graça, poder e vida nova” (CABRAL, Elienai. Romanos:
O Evangelho da Justiça de Deus. 5ª Edição. RJ: CPAD, 2005, pp.64,65).
III.
AS BÊNÇÃOS DA NOVA CRIAÇÃO (Rm 5.12-21)
12
|
Portanto,
como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim
também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
|
13
|
Porque
até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo
lei.
|
14
|
No
entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não
tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele
que havia de vir.
|
15
|
Mas não
é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram
muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem,
Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
|
16
|
E não
foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de
uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas
ofensas para justificação.
|
17
|
Porque,
se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a
abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus
Cristo.
|
18
|
Pois
assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para
condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os
homens para justificação de vida.
|
19
|
Porque,
como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim
pela obediência de um muitos serão feitos justos.
|
20
|
Veio,
porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou,
superabundou a graça;
|
21
|
Para
que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça
para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
|
1. O homem
em Adão. Os efeitos e as bênçãos da
justificação são agora ilustrados por Paulo com as figuras de Adão e Cristo.
Primeiramente Paulo fala do “homem em Adão”, em Romanos 5.12-14.
12
|
Portanto,
como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim
também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
|
13
|
Porque
até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo
lei.
|
14
|
No
entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não
tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele
que havia de vir.
|
Existem
várias interpretações a respeito deste texto bíblico, mas a ideia mais aceita
pelos intérpretes é que Adão, como cabeça da raça humana, representava toda a
humanidade. Nesse aspecto, todos pecaram, pois, todos descenderam de Adão. Para
Paulo, o “homem em Adão”, símbolo da velha criação, está condenado; em
desobediência; dominado pelo pecado e vencido pela morte. O homem em Adão é,
portanto, um projeto falido. Não há nenhuma esperança para ele.
2. O homem
em Cristo. O contraste entre Adão e Cristo
é feito com cores vivas pelo apóstolo em Romanos 5.15-17: Mas não é
assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram
muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem,
Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
16. E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
16. E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
17. Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou
por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça,
reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
O “homem em
Cristo”, símbolo da nova criação de Deus, é justificado, obediente, dominado
pela graça e dominado pela vida com Deus. O primeiro Adão é alma vivente, o
segundo Adão é Espírito vivificante; o primeiro Adão é da terra, o segundo Adão
é do céu; o primeiro Adão é pecador, o segundo Adão é justo; o primeiro Adão é
morte, o segundo Adão é vida. É exatamente isso que o apóstolo ensina em outro
lugar aos cristãos de Éfeso. Em Cristo, somos abençoados com toda sorte de
bênçãos espirituais; escolhidos nEle antes da fundação do mundo para sermos
santos; fomos feitos filhos de Deus; temos a redenção dos nossos pecados pelo
seu sangue e fomos selados com o Espírito Santo (Ef 1.1-13).
1
|
PAULO,
apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em
Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:
|
2
|
A vós
graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!
|
3
|
Bendito
o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as
bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
|
4
|
Como
também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e
irrepreensíveis diante dele em amor;
|
5
|
E nos
predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o
beneplácito de sua vontade,
|
6
|
Para
louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
|
7
|
Em quem
temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas
da sua graça,
|
8
|
Que ele
fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;
|
9
|
Descobrindo-nos
o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si
mesmo,
|
10
|
De
tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos
tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
|
11
|
Nele,
digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados,
conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da
sua vontade;
|
12
|
Com o
fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em
Cristo;
|
13
|
Em quem
também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da
vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito
Santo da promessa;
|
14
|
O qual é o penhor da nossa herança, para redenção
da possessão adquirida, para louvor da sua glória. ).
|
SÍNTESE DO TÓPICO (III)
Com a justificação pela fé recebemos a
bênção do novo nascimento.
SUBSÍDIO
BIBLIOLÓGICO
Reproduza o quadro abaixo. Leia com os alunos Romanos
5.15-21 e em seguida, utilizando o quadro faça um contraste entre Adão e
Cristo.
CONCLUSÃO
O
capítulo cinco de Romanos mostra de que forma Deus amou os homens. Ele os
encontra pecadores, ímpios, e indiferentes ao seu propósito. Mas, mesmo assim
os ama. Numa demonstração inimaginável de amor, Ele os justifica pela fé na
pessoa bendita de Jesus Cristo e os abençoa com todas as bênçãos espirituais.
No capítulo 5 de Romanos o amor de Deus parece romper todos os limites. Não é
pelo que fazemos, mas pelo que Cristo fez por nós! Como disse certo autor: “Não há nada que eu possa fazer para Deus
me amar mais e não há nada que eu possa fazer para Ele me amar menos”.
Capítulo 5
1
|
Tendo
sido, pois, justificados pela fé, temos[23] paz com Deus, por nosso
Senhor Jesus Cristo,
[23] Ou tenhamos |
2
|
por
meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos
firmes; e nos gloriamos[24] na esperança da glória de Deus.
[24] Ou gloriemo-nos; também no versículo 3. |
3
|
Não só
isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a
tribulação produz perseverança;
|
4
|
a
perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.
|
5
|
E a
esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos
corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.
|
6
|
De
fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos
ímpios.
|
7
|
Dificilmente
haverá alguém que morra por um justo, embora pelo homem bom talvez alguém
tenha coragem de morrer.
|
8
|
Mas
Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda
éramos pecadores.
|
9
|
Como
agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por meio dele,
seremos salvos da ira de Deus!
|
10
|
Se
quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte
de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por
sua vida!
|
11
|
Não
apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus
Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação.
|
12
|
Portanto,
da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a
morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;
|
13
|
pois
antes de ser dada a Lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é
levado em conta quando não existe lei.
|
14
|
Todavia,
a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que
não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo
daquele que haveria de vir.
|
15
|
Entretanto,
não há comparação entre a dádiva e a transgressão. De fato, muitos morreram
por causa da transgressão de um só homem, mas a graça de Deus, isto é, a
dádiva pela graça de um só, Jesus Cristo, transbordou ainda mais para muitos.
|
16
|
Não se
pode comparar a dádiva de Deus com a conseqüência do pecado de um só homem:
por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu
de muitas transgressões e trouxe justificação.
|
17
|
Se pela
transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que
recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em
vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.
|
18
|
Conseqüentemente,
assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens,
assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a
todos os homens.
|
19
|
Logo,
assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos
pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos
serão feitos justos.
|
20
|
A Lei
foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o
pecado, transbordou a graça,
|
21
|
a fim
de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela
justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.
|
Capítulo
5
1
|
Justificados,
pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus
Cristo;
|
2
|
por
intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual
estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.
|
3
|
E não
somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que
a tribulação produz perseverança;
|
4
|
e a
perseverança, experiência; e a experiência, esperança.
|
5
|
Ora, a
esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração
pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.
|
6
|
Porque
Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
|
7
|
Dificilmente,
alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a
morrer.
|
8
|
Mas
Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido
por nós, sendo nós ainda pecadores.
|
9
|
Logo,
muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos
da ira.
|
10
|
Porque,
se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu
Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;
|
11
|
e não
apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo,
por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.
|
12
|
Portanto,
assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte,
assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
|
13
|
Porque
até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em
conta quando não há lei.
|
14
|
Entretanto,
reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à
semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de
vir.
|
15
|
Todavia,
não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só,
morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só
homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos.
|
16
|
O dom,
entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento
derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça transcorre de muitas
ofensas, para a justificação.
|
17
|
Se,
pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que
recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de
um só, a saber, Jesus Cristo.
|
18
|
Pois
assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para
condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos
os homens para a justificação que dá vida.
|
19
|
Porque,
como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim
também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.
|
20
|
Sobreveio
a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a
graça,
|
21
|
a fim
de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela
justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.
|
Capítulo
5
1
|
Agora
que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do
nosso Senhor Jesus Cristo.
|
2
|
Foi
Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, esta vida na graça de Deus. E
agora continuamos firmes nessa graça e nos alegramos na esperança de
participar da glória de Deus.
|
3
|
E
também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos
produzem a paciência,
|
4
|
a
paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança.
|
5
|
Essa
esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso
coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu.
|
6
|
De
fato, quando não tínhamos força espiritual, Cristo morreu pelos maus, no
tempo escolhido por Deus.
|
7
|
Dificilmente
alguém aceitaria morrer por uma pessoa que obedece às leis. Pode ser que
alguém tenha coragem para morrer por uma pessoa boa.
|
8
|
Mas
Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda
vivíamos no pecado.
|
9
|
E,
agora que fomos aceitos por Deus por meio da morte de Cristo na cruz, é mais
certo ainda que ficaremos livres, por meio dele, do castigo de Deus.
|
10
|
Nós
éramos inimigos de Deus, mas ele nos tornou seus amigos por meio da morte do
seu Filho. E, agora que somos amigos de Deus, é mais certo ainda que seremos
salvos pela vida de Cristo.
|
11
|
E não
somente isso, mas também nós nos alegramos por causa daquilo que Deus fez por
meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que agora nos tornou amigos de Deus.
|
12
|
O
pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo
a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque
todos pecaram.
|
13
|
Antes
de a lei ser dada, já existia o pecado no mundo; porém, quando não existe
lei, Deus não leva em conta o pecado.
|
14
|
Mas,
desde o tempo de Adão até Moisés, a morte dominou todos os seres humanos,
mesmo os que não pecaram como Adão, quando ele desobedeceu à ordem de Deus.
Adão era a figura daquele que havia de vir,
|
15
|
mas
existe uma diferença entre o pecado de Adão e o presente que Deus nos dá. De
fato, muitos morreram por causa do pecado de um só homem; mas a graça de Deus
é muito maior, e ele dá a salvação gratuitamente a muitos, por meio da graça
de um só homem, que é Jesus Cristo.
|
16
|
E
existe uma diferença entre aquilo que Deus dá e o pecado de um só homem.
Porque, no caso do pecado, a condenação veio por causa de um só pecado.
Porém, no caso da salvação, Deus perdoa os que têm cometido muitos pecados,
embora não mereçam esse perdão.
|
17
|
É
verdade que, por causa de um só homem e por meio do seu pecado, a morte
começou a dominar a raça humana. Mas o resultado do que foi feito por um só
homem, Jesus Cristo, é muito maior! E todos aqueles que Deus aceita e que
recebem como presente a sua imensa graça reinarão na nova vida, por meio de
Cristo.
|
18
|
Portanto,
assim como um só pecado condenou todos os seres humanos, assim também um só
ato de salvação liberta todos e lhes dá vida.
|
19
|
E assim
como muitos seres humanos se tornaram pecadores por causa da desobediência de
um só homem, assim também muitos serão aceitos por Deus por causa da
obediência de um só homem.
|
20
|
A lei
veio para aumentar o mal. Mas, onde aumentou o pecado, a graça de Deus
aumentou muito mais ainda.
|
21
|
E isso
aconteceu a fim de que, assim como o pecado dominou e trouxe a morte, assim
também a graça de Deus, que o leva a aceitar as pessoas, dominasse e
trouxesse a vida eterna. Essa vida é nossa por meio do nosso Senhor Jesus
Cristo.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Capítulo
5
1
|
Justificados,
pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,
|
2
|
por
quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos
firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.
|
3
|
E não
somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a
tribulação produz a perseverança,
|
4
|
e a
perseverança a experiência, e a experiência a esperança;
|
5
|
e a
esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos
corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
|
6
|
Pois,
quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios.
|
7
|
Porque
dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem
bondoso alguém ouse morrer.
|
8
|
Mas
Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda
pecadores, Cristo morreu por nós.
|
9
|
Logo
muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos
da ira.
|
10
|
Porque
se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de
seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua
vida.
|
11
|
E não
somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo,
pelo qual agora temos recebido a reconciliação.
|
12
|
Portanto,
assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte,
assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.
|
13
|
Porque
antes da lei já estava o pecado no mundo, mas onde não há lei o pecado não é
levado em conta.
|
14
|
No
entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não
pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que
havia de vir.
|
15
|
Mas não
é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um morreram
muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça de um só homem, Jesus
Cristo, abundou sobre muitos.
|
16
|
Também
não é assim o dom como a ofensa, que veio por um só que pecou; porque o juízo
veio, na verdade, de uma só ofensa para condenação, mas o dom gratuito veio
de muitas ofensas para justificação.
|
17
|
Porque,
se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que
recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um
só, Jesus Cristo.
|
18
|
Portanto,
assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para
condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os
homens para justificação e vida.
|
19
|
Porque,
assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos
pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos
justos.
|
20
|
Sobreveio,
porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou,
superabundou a graça;
|
21
|
para
que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar
a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
|
Romanos 5
Paz e
alegria
1 Tendo
sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus
Cristo,
2 por
meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos
firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
3 Não só
isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação
produz perseverança;
4 a
perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.
5 E a
esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações,
por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.
6 De
fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios.
7
Dificilmente haverá alguém que morra por um justo, embora pelo homem bom talvez
alguém tenha coragem de morrer.
8 Mas
Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda
éramos pecadores.
9 Como
agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por meio dele,
seremos salvos da ira de Deus!
10 Se
quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de
seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua
vida!
11 Não
apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus
Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação.
Adão e Cristo
12
Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo
pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos
pecaram;
13 pois
antes de ser dada a Lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado
em conta quando não existe lei.
14
Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre
aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era
um tipo daquele que haveria de vir.
15
Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. De fato, muitos
morreram por causa da transgressão de um só homem, mas a graça de Deus, isto é,
a dádiva pela graça de um só, Jesus Cristo, transbordou ainda mais para muitos.
16 Não se
pode comparar a dádiva de Deus com a consequência do pecado de um só homem: por
um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de
muitas transgressões e trouxe justificação.
17 Se
pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que
recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em
vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.
18
Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de
todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que
traz vida a todos os homens.
19 Logo,
assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos
pecadores, assim também por meio da obediência de um único homem muitos serão
feitos justos.
20 A Lei
foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o
pecado transbordou a graça,
21 a fim
de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça
para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.
PARA
REFLETIR
A respeito da Carta aos Romanos,
responda:
Qual
era o significado da palavra paz no Antigo Testamento?
O
uso que Paulo faz da palavra paz é diferente daquele usado no mundo antigo. No
geral, o termo significava ausência de guerra. Porém, Paulo se refere ao
vocábulo paz conforme ele aparece no Antigo Testamento e cujo significado era a
salvação dos piedosos, prosperidade e bem-estar.
Qual o primeiro benefício da
justificação?
A paz com Deus.
Qual o significado da palavra esperança
no contexto de romanos?
No
contexto de Romanos, esperança significa enfrentar o tempo presente, com todos
os seus desafios, porque se tem certeza quanto ao futuro.
Quem é a origem, fonte do amor?
Deus é a origem e a fonte do amor.
Faça um contraste entre Adão e Cristo.
O
primeiro Adão é alma vivente, o segundo Adão é Espírito vivificante; o primeiro
Adão é da terra, o segundo Adão é do céu; o primeiro Adão é pecador, o segundo
Adão é justo; o primeiro Adão é morte, o segundo Adão é vida.
SUBSÍDIOS
ENSINADOR CRISTÃO
Os benefícios da justificação
Ora, pode
uma doutrina como a da justificação pela fé ter um benefício prático na vida do
crente? Há alguma consequência concreta quando o crente toma a consciência de
que foi justificado por Deus por intermédio da graça divina mediante a fé em
Jesus?
Professor, é
importante enfatizar aos alunos de que toda doutrina bíblica possui uma
aplicação para a vida. Doutrina não é apenas teoria; ela visa a amadurecer o
crente a fim de que ele caminhe de maneira segura no processo de amadurecimento
da fé no caminho de Cristo. Por isso, ao iniciar a aula desta semana, conforme
a sua possibilidade, reproduza resumidamente os benefícios da doutrina da
justificação pela fé com o objetivo de facilitar a reflexão em sala de aula:
O quadro
acima destaca uma série de bênçãos que o crente justificado por Deus tem acesso
ao Pai no momento em que abre o coração para a Palavra de Deus. Um dos pontos
mais importantes desse quadro são as imagens que o apóstolo Paulo usa para
destacar o “homem imperfeito em Adão” e o “ser humano perfeito em Jesus”. A
maior das bênçãos da justificação pela fé é que se por Adão entrou no mundo a
morte, o sofrimento, a traição etc, por Cristo chegou a vida, a paz, a
esperança, a alegria e tudo quanto é bom para aquele que está em Cristo Jesus,
o nosso Senhor (Rm 5.12-21). 12. Portanto, como por um homem entrou o pecado no
mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por
isso que todos pecaram.
13 Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o
pecado não é imputado, não havendo lei.
14 No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés,
até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o
qual é a figura daquele que havia de vir.
15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa.
Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o
dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
16 E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que
pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o
dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
17 Porque, se
pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a
abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus
Cristo.
18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo
sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça
veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
19 Porque, como pela desobediência de um só homem,
muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos
justos.
20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse;
mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
21 Para que, assim como o pecado reinou na morte,
também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso
Senhor.
Enfatizar ao
aluno a nova realidade de vida de uma pessoa justificada por Deus é
permitir-lhe conhecer uma das mais ricas e consoladoras doutrinas sobre a
condição do ser humano agora justificado por Cristo. Quantas são as pessoas que
chegam às nossas comunidades sofridas, cheias de condenação na alma e na
consciência? O contato, a assimilação e a fé nesta verdade bíblica quebrarão e
destruirão as amarras da alma e da consciência daqueles que se sentem acusados
e se tornam acuados pelo Inimigo de nossas almas. Ore a Deus, peça-o para cada
aluno viver a graça dessa verdade em nome de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário