Lições Bíblicas CPAD – Adultos
3º Trimestre de 2015
Título: A Igreja e o seu Testemunho — As ordenanças de Cristo nas cartas
pastorais
Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima
Lição 6: Conselhos gerais
TEXTO ÁUREO
“Olhai, pois, por vós e por todo o
rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos [...]” (At
20.28).
VERDADE PRÁTICA
O pastor precisa cuidar das ovelhas
do Sumo Pastor com o mesmo zelo com que cuida de sua família.
LEITURA DIÁRIA
Mt 26.41 – O crente precisa orar e vigiar para não cair em
tentação
Nm 14.18 - “Deus não tem o culpado por inocente”
Jo 7.24 – Jamais devemos julgar pela a aparência
Cl 3.23 – Devemos trabalhar para o Senhor e não para os
homens
Lc 12.21 – A insensatez do homem revelada na busca por
riquezas
Ef 2.10 – Fomos criados em Jesus para as boas obras
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Timóteo 5.17-22; 6.9-10.
1 Timóteo 5
17 — Os
presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra,
principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina.
18 — Porque
diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do
seu salário.
19 — Não
aceites acusação contra presbítero, senão com duas ou três testemunhas.
20 — Aos
que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros
tenham temor.
21 — Conjuro-te,
diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que, sem prevenção,
guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade.
22 — A
ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios;
conserva-te a ti mesmo puro.
1 Timóteo 6
9 — Mas
os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas
concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
10 — Porque
o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se
desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
HINOS SUGERIDOS
62, 369, 577 da Harpa Cristã
1 Timóteo 5
NÃO repreendas asperamente o ancião,
mas admoesta-o como a pai; aos moços como a irmãos; As mulheres idosas, como a
mães, às moças, como a irmãs, em toda a pureza.
Honra as viúvas que verdadeiramente
são viúvas.
Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou
netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a
recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus.
Ora, a que é verdadeiramente viúva e
desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em rogos e orações; Mas
a que vive em deleites, vivendo está morta.
Manda, pois, estas coisas, para que
elas sejam irrepreensíveis.
Mas, se alguém não tem cuidado dos
seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o
infiel.
Nunca seja inscrita viúva com menos
de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido; Tendo
testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se
lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra.
Mas não admitas as viúvas mais novas,
porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se; Tendo já a
sua condenação por haverem aniquilado a primeira fé.
E, além disto, aprendem também a
andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e
curiosas, falando o que não convém.
Quero, pois, que as que são moças se
casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem ocasião ao adversário de
maldizer; Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás.
Se algum crente ou alguma crente tem
viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam
sustentar as que deveras são viúvas.
Os presbíteros que governam bem sejam
estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na
palavra e na doutrina; Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que
debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.
Não aceites acusação contra o
presbítero, senão com duas ou três testemunhas.
Aos que pecarem, repreende-os na
presença de todos, para que também os outros tenham temor.
Conjuro-te diante de Deus, e do
Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas
coisas, nada fazendo por parcialidade.
A ninguém imponhas precipitadamente
as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.
Não bebas mais água só, mas usa de um
pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.
Os pecados de alguns homens são
manifestos, precedendo o juízo; e em alguns manifestam-se depois.
Assim mesmo também as boas obras são
manifestas, e as que são de outra maneira não podem ocultar-se.
1 Timóteo 5:1-25
1 Timóteo 6
Todos
os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda
a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
E
os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam
melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto
ensina e exorta.
Se
alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de
nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo,
e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais
nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
Perversas
contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando
que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.
Mas
é grande ganho a piedade com contentamento.
Porque
nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.
Tendo,
porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
Mas
os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas
concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque
o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns
se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Mas
tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o
amor, a paciência, a mansidão.
Milita
a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste
chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.
Mando-te
diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de
Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão,
Que
guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor
Jesus Cristo;
A
qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos
reis e Senhor dos senhores;
Aquele
que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos
homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.
Manda
aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na
incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas
para delas gozarmos;
Que
façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam
comunicáveis;
Que
entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se
apoderar da vida eterna.
Ó
Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos
e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência,
A
qual professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém.
1
Timóteo 6:1-21
OBJETIVO GERAL
Mostrar que o zelo do pastor pelo
rebanho de Cristo precisa ser semelhante ao zelo que tem por sua família.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos
referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o
objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
· I. Refletir acerca
do cuidado que o pastor deve ter com as ovelhas do Senhor.
· II. Apresentar as
orientações bíblicas com respeito ao trato com os presbíteros.
· III. Compreender os
conselhos paulinos sobre a sã doutrina.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Na lição de hoje veremos o cuidado e
a dedicação de Paulo para com sua missão pastoral. Ele estava atento aos
assuntos de interesse da igreja. Ao ler as suas epístolas pastorais, podemos
perceber que Paulo deu especial importância à manutenção dos obreiros,
discorreu sobre a questão da disciplina dos líderes, especialmente dos
presbíteros que viessem a falhar. De forma bem clara, doutrinou a respeito dos
relacionamentos na igreja local.
Paulo recomenda que “os presbíteros
que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente
os que trabalham na palavra e na doutrina” (5.17). É importante ressaltar que
neste texto, presbíteros significam pastores. Assim como os doze apóstolos de
Jesus deixaram tudo para segui-lo, muitos homens, na igreja do primeiro século,
deixaram tudo para se dedicar ao pastorado. Estes deveriam ser sustentados pela
igreja. “Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E:
Digno é o obreiro do seu salário” (5.18). Aos coríntios, ele fez observações
idênticas, revelando seu zelo pela manutenção dos obreiros (1Co 9.6-10).
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Na lição de hoje estudaremos partes
do capítulo cinco e seis da primeira Epístola de Timóteo. Neste capítulo Paulo
dá a Timóteo instruções mais específicas quanto à liderança da igreja. Paulo
deseja que o jovem pastor prossiga alegremente e de modo irrepreensível. Como
pastor, Timóteo precisava aprender a lidar com os idosos e com todas as demais
faixas etárias que compunham a igreja. O pastor precisa cuidar, apascentar o
bebê, a criança, o adolescente, o jovem, o adulto e o ancião, pois todos fazem
parte do rebanho do Senhor.
No capítulo seis Paulo vai dar
prosseguimento as suas recomendações quanto ao relacionamento de Timóteo com as
ovelhas.
PONTO CENTRAL
O pastor deve cuidar do rebanho com zelo e
dedicação.
I. O CUIDADO COM O REBANHO
1. O cuidado com os anciãos (5.1). O pastor precisa se relacionar bem com os
membros de diferentes idades. Paulo procurou ensinar a Timóteo a maneira
correta de lidar com as pessoas mais velhas. Todavia, isso não significa dizer
que o pastor não deve corrigir, disciplinar os mais velhos, porém segundo o Comentário
Bíblico Beacon o conselho de Paulo a Timóteo é: “Em vez de repreender
o mais velho, solicite-lhe; apela a ele como se fosse teu pai”.
2. O cuidado com as mulheres idosas e
viúvas (5.2). As mulheres idosas deveriam ser
tratadas como mães, ou seja, membros da família. O pastor deve proteger as
irmãs idosas e ajudá-las para que continuem a crescer na graça e no
conhecimento de Jesus Cristo.
Paulo também dá a Timóteo algumas
orientações para que ele pudesse resolver as questões das viúvas na igreja
(5.3-8). No mundo antigo, as viúvas enfrentavam uma situação difícil. Não havia
o serviço de previdência social e quando o marido morria, se os filhos e
parentes não cuidassem delas, elas passavam por sérias dificuldades
financeiras. Não havia espaço para a mulher viúva no mercado de trabalho, por
isso, a igreja deveria sustentar aquelas que não tinham nenhum parente.
3. O cuidado com os ministros fiéis
(v.17). Os líderes que são fiéis ao
Senhor e à Igreja devem ser estimados e apoiados. Sabemos que não é fácil
agradar a todos e que os líderes sempre acabam sendo alvo de críticas. Como
temos tratado os líderes de nossas igrejas? Com estima e apreço? Assim como os
primeiros apóstolos, muitos dos obreiros de Éfeso deixaram tudo para seguir a
Cristo, vivendo exclusivamente da igreja e para a igreja. O cuidado espiritual
e econômico fazia parte das recomendações de Paulo a Timóteo. Aos coríntios,
ele fez observações idênticas, revelando seu zelo pela manutenção dos obreiros
(1Co 9.6-10).
SÍNTESE DO TÓPICO (I)
O pastor precisa se relacionar bem com
todos e cuidar dos membros com amor.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“Nos tempos da Bíblia, as viúvas
geralmente não tinham meio de ganhar a vida. Aquelas que não tinham filhos nem
netos que as sustentassem eram literalmente necessitadas. Os judeus e os
primeiros cristãos mostraram grande preocupação por estas mulheres, e eram
cuidadosos em prover para elas. Esta carta a Timóteo sugere que as viúvas
cristãs não se limitavam a receber ajuda. Aquelas que tivessem demonstrado um
caráter cristão recebiam papéis quase oficiais na igreja (5.9,10), e um
ministério ativo junto a jovens casadas (Tt 2.3-5).
Paulo, no entanto, limita ainda mais
os membros neste papel oficial, embora sem limitar os direitos das viúvas que
não tinham famílias que as sustentassem. Ele incentiva as viúvas jovens a se
casarem novamente. E adverte que ‘a viúva que vive em deleites, vivendo, está
morta’. A expressão ‘que vive em deleites’ é uma única palavra em grego, spatalao, que significa viver auto
indulgentemente ou em luxúria. Paulo não está acusando estas viúvas de uma
conduta sexual errada, mas sim de materialismo, de uma perspectiva voltada a si
mesmas, que contrasta com a de uma viúva que ‘espera em Deus e persevera de
noite e de dia em rogos e orações’.
Uma mulher assim está ‘morta’ no
sentido de que ela é insensível às realidades que marcam os outros como sendo
particularmente vitais e vivos” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário
Histórico-Cultural do Novo Testamento. 7ª Edição. RJ: CPAD, 2012,
pp.471-72).
II. O TRATO COM O PRESBITÉRIO
1. Acusação contra os presbíteros. Os presbíteros, ou pastores, não são isentos
de falhas. Eles estão sujeitos a pecar, por isso, precisam vigiar e orar ainda
mais (Mt 26.41). Nenhum obreiro pode pensar que é infalível. Sabemos que os
líderes cristãos são alvo de críticas, calúnias, injúrias e difamações, por
isso, Paulo dá orientações importantes quanto aos pastores dizendo: “Não
aceites acusação contra presbítero, senão com duas ou três testemunhas” (1Tm
5.19 cf. Dt 19.15). Mas, se o líder for realmente culpado, precisa se
arrepender, confessar, deixar os seus pecados e ser disciplinado (Pv 28.13).
Encobrir os erros daqueles que pecaram não é a solução, pois “Deus não tem o
culpado por inocente” (Nm 14.18).
2. A repreensão aos presbíteros. “Aos que pecarem, repreende-os na presença de
todos, para que também os outros tenham temor” (5.20). Aqui, Paulo ensina a
respeito da forma como aqueles que pecaram e tiveram suas faltas comprovadas
por testemunhas, devem ser disciplinados. O pastor que aplica a disciplina
precisa ter muito cuidado para agir conforme a reta justiça. A disciplina deve
ser feita de maneira criteriosa, com sabedoria e amor.
3. O cuidado com a saúde (v.23). Paulo aconselhou Timóteo a não beber somente
água pura, mas misturar um pouco de vinho à água. Não sabemos ao certo o porquê
de tal conselho, mas sabemos que naquele tempo as pessoas não podiam contar com
os medicamentos que temos hoje. Sabemos também que o crente não deve beber
vinho. Encontramos na Palavra de Deus inúmeras advertências a respeito do vinho
(Lv 10.9; Pv 20.1; 23.31 e Ef 5.18). O importante aqui é ressaltar que esse
texto contraria a ideia de que o crente não pode adoecer. Certamente Paulo
sofreu algum tipo de enfermidade (Gl 4.13); seus companheiros, como Trófimo,
adoeceram (2Tm 4.20). Essas pessoas não tinham fé? Estavam em pecado? De forma
alguma! O líder também está sujeito a enfermidade, por isso, precisa cuidar da
sua saúde física e emocional a fim de que possa cuidar do rebanho do Senhor.
SÍNTESE DO TÓPICO (II)
Nenhum obreiro é infalível, por isso, a
Palavra de Deus apresenta a maneira correta de disciplinar aqueles que erram.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“Presbíteros (5.17-20). Paulo observa
que os presbíteros ‘dirigem os interesses da Igreja’. O vocábulo grego proestotes quer dizer presidir,
supervisionar a vida da congregação. A expressão ‘merecedores de dobrados’, no
contexto, parece querer se referir aos os aspectos financeiros e de respeito.
A mensagem de Deuteronômio 19.15
insiste que até mesmo os comuns do povo devem ser protegidos contra as
acusações de terceiros. O cargo público faz com que seus ocupantes sejam mais
vulneráveis à hostilidade e falsas acusações do que as outras pessoas. Se
acreditarem nessa acusação, estariam obstruindo a liderança.
Na igreja, não há quem esteja isento
de responsabilidades. Com efeito, a projeção do cargo de presbítero implica em
censura pública caso venha a cometer alguma falta. Ao protegermos nossos
líderes da responsabilidade de seus atos pecaminosos, corrompemos a igreja,
pois seus membros não levarão a sério quando forem admoestados” (RICHARDS,
Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de
Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª Edição. RJ: CPAD, 2012,
p.837).
III. CONSELHOS GERAIS
1. Aos que não respeitam a sã
doutrina (6.3,4). Doutrina “é a exposição
sistemática e lógica das verdades extraídas da Bíblia”. Na igreja em Éfeso
havia alguns falsos mestres que resolveram disseminar falsos ensinos. Algumas
igrejas, infelizmente, têm sucumbido aos apelos dos falsos mestres que deturpam
a sã doutrina (1Tm 1.10), falsificando a Palavra (2Co 4.2), e seguindo os
ensinos de Balaão. Para piorar ainda mais a situação, essas igrejas, à
semelhança de Tiatira, acabam tolerando a imoralidade (Ap 2.14,15,20,22).
Porém, a autêntica noiva de Cristo mantém-se fiel às Escrituras (Jo
14.15,21,23; Tt 1.9), pois, é “a igreja do Deus vivo a coluna e firmeza da
verdade” (1Tm 3.15).
2. Aos que querem ser ricos (6.9,10). É muito eloquente a exortação de Paulo acerca
dos que buscam riquezas. Ele se refere aos “que querem ser ricos” ou que vivem
buscando bens materiais, não dando valor às coisas de Deus. São como o rico da
parábola, de quem Jesus disse: “Assim é aquele que para si ajunta tesouros e
não é rico para com Deus” (Lc 12.21). Paulo não é contra o possuir bens
materiais, pois estes podem ser usados para o Reino de Deus, beneficiando a
obra do Senhor. Paulo fala aqui do desejo de ser rico a qualquer custo. Ele
fala do amor ao dinheiro e da cobiça. A Palavra de Deus nos ensina que a cobiça
leva a todos os tipos de males: adultério, roubo, corrupção, suborno, etc.
3. Conselhos aos ricos (6.17-19). Paulo aconselha aos ricos que não sejam
arrogantes e não depositem sua esperança na riqueza. Os bens materiais são
efêmeros, pois não vamos levar nada quando partirmos desta vida (6.17). Paulo
exorta aos ricos que “façam o bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa
mente e sejam comunicáveis” (6.18). As boas obras não salvam ninguém (Ef
2.8,9), mas são necessárias ao bom testemunho cristão e fazem parte da vida cristã
(Ef 2.10). O crente sábio não entesoura para esta vida, mas para a futura (Mt
6.19-21).
SÍNTESE DO TÓPICO (III)
Paulo apresenta a Timóteo, e à Igreja do
Senhor, vários conselhos úteis quanto ao ensino e o trato para com o rebanho do
Senhor.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“Foge destas coisas (1Tm 6.11-19).
‘Fugir’ no sentido figurativo significa evitar ou abster-se. Voltemos às costas
para o desejo de tudo o que este mundo tem a oferecer e optemos pela justiça,
piedade, fé, amor, tolerância e gentileza. Se estas qualidades são verdadeiras
em nós, também é o nosso tesouro. Assim, estaremos a salvo das tentações que
arrastam e lançam muitos à ruína.
Aos ricos, Paulo recomenda que não
sejam arrogantes nem depositem sua esperança na riqueza. Mudem todo o foco de
sua expectativa para o futuro com Deus. Usem o dinheiro para as boas obras.
Sejam generosos e repartam. Estejam seguros de que o fundamental seja ampliado
a cada dia, não na terra, mas nos céus” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário
Histórico-Cultural do Novo Testamento. 7ª Edição. RJ: CPAD, 2012,
p.838).
CONCLUSÃO
Paulo era cuidadoso em sua missão
pastoral. Ele se preocupava com diversos assuntos de interesse da igreja, de
sua liderança e de seus membros. Deu especial importância à manutenção dos
obreiros, discorreu sobre a questão da disciplina dos líderes, especialmente
dos presbíteros que vierem a falhar. De forma bem clara, doutrinou igualmente
sobre o relacionamento humano, na igreja local, entre servos e senhores.
PARA REFLETIR
A respeito das Cartas Pastorais:
Como Paulo aconselha Timóteo a tratar as mulheres
idosas?
Ele aconselha a tratá-las como a mães.
Qual era a situação das mulheres viúvas nos tempos
bíblicos?
A situação era difícil, não havia espaço para as mulheres viúvas no
mercado de trabalho.
Como deveria ser a repreensão aos presbíteros?
Deveriam ser repreendidos na presença de todos.
Segundo a lição, como deve ser a disciplina?
Ela deve ser feita de maneira criteriosa, com sabedoria e amor.
Qual o conselho de Paulo aos ricos?
Que não sejam arrogantes e não depositem sua esperança na riqueza.
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Conselhos Gerais
O texto que estudaremos na presente
lição são partes dos capítulos cinco e seis da primeira epístola de Timóteo. É
a ultima lição que abordará a primeira epístola de Paulo a Timóteo. Um ponto
muito importante para a liderança cristã é a exposição de Paulo a partir do
versículo 17. Ali, aparecem algumas responsabilidades dos líderes e da própria
igreja em reconhecê-los como tais: “os presbíteros que governem bem sejam
estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na
palavra e na doutrina” (v.17). Ou seja, se o presbítero for servidor e
competente, segundo consta em 1 Timóteo 3.1-7, naturalmente ele terá da
comunidade local respeito e tratamento digno. Neste aspecto, a orientação do
apóstolo é que o jovem pastor não recebesse nenhuma denúncia de incompetência
ministerial, ou prática pastoral soberba e autoritária, que fosse um “blefe”.
Por isso, a orientação de Paulo para que façam a denúncia com o mínimo de duas
ou três testemunhas.
O contrário do que pensam muitos, a
orientação do apóstolo Paulo não se dá pelo viés do “corporativismo
ministerial”, mas o da prudência e o do senso de justiça para não sermos
injustos no julgamento de um líder cristão (como igualmente não se deve ser
injusto no julgamento de um membro local). Entretanto, no caso de uma denúncia
autenticamente comprovada contra um oficial da igreja, a orientação apostólica
é clara: “aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também
os outros tenham temor” (1Tm 5.20). A liderança cristã deve honrar sua vocação,
principalmente na disciplina.
Entretanto, temos de ter o cuidado de
não fazermos uma “caça às bruxas”, pois há uma grande diferença entre a pessoa
arrependida de seu pecado e outra impenitente, de dura cerviz. Para a pessoa
impenitente, a mensagem das Escrituras é clara, a fim de causar impacto em seu
coração e ser salva no dia do juízo: “o que tal ato praticou, em nome de nosso
Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor
Jesus Cristo, seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o
espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus” (1Co 5.1-5). Mas para a pessoa
arrependida de coração, a mensagem de Jesus Cristo é a mesma dada à mulher
adúltera: “E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques
mais” (Jo 8.10). O sumo pastor é um só, e o seu nome é Jesus Cristo.
Beto Araújo
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